Postado por Akira Suzuki em 06/jun/2025 -
Com o objetivo de proporcionar melhores condições de bem-estar aos profissionais da unidade, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itu inaugurou nesta semana um redário na área de descompressão destinada aos colaboradores. A ação é fruto do trabalho conjunto das equipes de Sustentabilidade e Humanização, com protagonismo dos colaboradores José Valdir dos Santos, jardineiro do AME, e Leopoldo Soares, do Serviço de Higiene e Limpeza (SHL).
A proposta surgiu a partir de uma sugestão espontânea de José Santos, que enxergou no espaço uma oportunidade para promover momentos pontuais de pausa e recuperação física durante a jornada de trabalho. Com o apoio de Leopoldo Soares, a instalação em 5 de junho foi realizada com dedicação e atenção aos detalhes, criando um ambiente acolhedor e funcional.
O novo espaço atende aos cerca de 90 colaboradores da unidade e reforça o compromisso do AME Itu e da Fundação do ABC com práticas de gestão que valorizam o cuidado com as equipes, reconhecendo que o equilíbrio e a saúde do trabalhador impactam diretamente na qualidade do atendimento prestado à população.
A medida integra a estratégia institucional de fortalecer a cultura de acolhimento e respeito dentro do ambiente profissional, sem comprometer a rotina operacional ou os fluxos de trabalho da unidade.

Postado por Akira Suzuki em 05/jun/2025 -

Equipamento tem capacidade para realizar 53 exames diários (foto: Brenner Oliveira/PMSBC)
A Carreta da Ressonância Magnética, equipamento que faz parte das ações da Caravana da Saúde — programa lançado em janeiro pela Prefeitura para zerar as filas de espera por exames e consultas — já atingiu o patamar de mais mil atendimentos no período de um mês. O equipamento, que funcionou até 3 de junho na Esplanada do Paço Municipal, passou a operar na Avenida Redenção, 271, no Jardim do Mar, a partir do dia seguinte. A ação conta com apoio da Fundação do ABC.
O espaço especializado foi contratado pelo município para atender tanto a demanda represada, de mais de 6 mil exames, quanto a demanda que tem sido gerada pelos atendimentos da Caravana da Saúde, tendo em vista que a população passou a ser atendida com mais agilidade.
Os atendimentos são sempre com hora marcada, no mesmo modelo de funcionamento das carretas da Tomografia sem Contraste e de Ultrassom, que também realizaram atendimentos para zerar as filas.
O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou que, desde janeiro, quando mais de 94 mil procedimentos aguardavam para serem realizados, entre consultas e exames, 94% já foram solucionados. “A saúde de São Bernardo entra em uma nova fase sob a gestão do prefeito Marcelo Lima. Com mais qualidade e mais dignidade para a população. Em pouco tempo, muita coisa já mudou, mas muito mais ainda vai mudar para melhor”, pontuou.
DESAFOGO
Assim como ocorreu com a Carreta do Ultrassom e a Carreta da Tomografia sem Contraste, a Carreta da Ressonância Magnética visa desafogar a grande quantidade de exames que estavam represados na rede municipal de saúde. Com capacidade para realizar até 53 exames por dia, o equipamento permanecerá na cidade até agosto.
Postado por Akira Suzuki em 05/jun/2025 -

Frutas frescas foram distribuídas entre os colaboradores
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba realizou no dia 3 uma ação especial organizada pela Comissão de Sustentabilidade da unidade. A atividade teve como objetivo incentivar a reflexão sobre a importância da preservação ambiental e promover hábitos mais saudáveis entre colaboradores.
Durante o evento, foram distribuídas mudas de plantas, frutas frescas e sementes de girassol, estas últimas escolhidas como símbolo do cultivo de uma consciência ecológica e da responsabilidade compartilhada com o futuro do planeta. A ação foi recebida com entusiasmo pela equipe, reforçando o compromisso do AME Sorocaba com a sustentabilidade e o bem-estar no ambiente de trabalho.
HISTÓRICO
O Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo, visa mobilizar a sociedade e os governos para a importância da preservação dos recursos naturais. Pequenas atitudes, como economizar água, reduzir o consumo e reaproveitar materiais, podem fazer a diferença na construção de um futuro mais equilibrado.
Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o AME Sorocaba demonstra sua preocupação com a responsabilidade socioambiental. A iniciativa também serve como um alerta para a necessidade de adoção de medidas sustentáveis no cotidiano, tanto individual quanto coletivamente.
Postado por Akira Suzuki em 05/jun/2025 -

Reconhecimento e valorização
Em um gesto de reconhecimento e incentivo ao trabalho em equipe, a Farmácia de Medicamentos Especializados (FME) do AME Santos, unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, promoveu uma votação interna para eleger os colaboradores mais destacados de cada setor no mês.
A iniciativa, organizada em 30 de maio, celebrou a dedicação e o protagonismo de profissionais que se destacaram pela excelência no atendimento, compromisso com os pacientes e integração com as demais áreas.
Os nomes escolhidos pelos próprios colegas de trabalho foram os atendentes Cláudia Alexandra Angelo, destaque no setor de Triagem; Paula Janaina dos Santos, reconhecida na Dispensação; Leonardo Maimoni, eleito no setor de Malote; e Maria Cristina Moura, premiada no Almoxarifado. Cada um deles representa a qualidade e o empenho que fortalecem os serviços oferecidos pela FME.
As Farmácias de Medicamentos Especializados, conhecidas popularmente como “Farmácia de Alto Custo”, são estabelecimentos farmacêuticos responsáveis pela dispensação de medicamentos de elevado valor e complexidade, ou que exigem cuidados especiais no manejo. Esses medicamentos são geralmente destinados ao tratamento de doenças crônicas, raras ou de condições específicas que requerem terapias avançadas.
A iniciativa de reconhecer os talentos internos consolida as boas práticas e o espírito de colaboração que define a unidade. O AME Santos reafirma seu compromisso com a saúde pública, investindo não apenas em estrutura e medicamentos, mas também no reconhecimento daqueles que diariamente transformam vidas por meio de seu trabalho.
Postado por Akira Suzuki em 05/jun/2025 -

Coral foi formado em novembro de 2024
A música se tornou uma poderosa ferramenta de acolhimento, cuidado e conexão no Hospital de Clínicas de São Bernardo do Campo. A partir da criação de um coral em 2024, em projeto idealizado pela Comissão de Humanização, a iniciativa tem emocionado pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde.
Ativa desde 2016, a Comissão de Humanização passou a ganhar maior visibilidade a partir de 2021, com iniciativas que promovem bem-estar e integração no ambiente hospitalar, como a decoração natalina e a pet terapia. O coral, por sua vez, era um desejo antigo que se concretizou em novembro de 2024, com a mobilização de colaboradores dispostos a unir vozes e sentimentos em uma apresentação especial de Natal.
Com pouco tempo para ensaios, mas muita dedicação, cerca de 25 colaboradores de diferentes setores — compondo uma equipe multiprofissional e representantes das áreas administrativas e de apoio — aceitaram o desafio. Estão entre os participantes profissionais das áreas de psicologia, serviço social, enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, segurança do trabalho, faturamento, nutrição, farmácia, logística, equipe médica e oficial administrativo.
A estreia foi um sucesso e emocionou a todos os presentes, reforçando o poder da música como elo entre profissionais, pacientes e familiares. Desde então, o grupo tem se apresentado em datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Natal, além de também participar de solenidades institucionais, como a Semana da Enfermagem, sempre com repertórios preparados especialmente para cada ocasião.
Os ensaios são realizados pontualmente a cada nova apresentação, e o grupo segue comprometido com o propósito de levar leveza, afeto e esperança por meio da música. Mais do que um projeto artístico, o coral é uma ação potente de humanização que reafirma o compromisso do Hospital de Clínicas com o cuidado integral e sensível às emoções de todos que por ali passam. A unidade integra o Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo, cuja gestão é feita pela Fundação do ABC em parceria com o município.
Postado por Akira Suzuki em 05/jun/2025 -

Tentáculos do boneco remetem ao cordão umbilical
Em meio ao aumento no volume de atendimentos na ala pediátrica do Hospital Nardini, em Mauá, causado pelas doenças respiratórias típicas do inverno, um gesto de carinho fez a diferença na rotina das crianças acamadas. Uma voluntária que frequentemente realiza doações à unidade entregou polvos de crochê aos pacientes mirins. Os bonecos vão além de simples brinquedos e oferecem conforto emocional aos pequenos durante a fase de tratamento.
Inspirados no polvo neonatal, os bonecos possuem tentáculos que remetem ao cordão umbilical, transmitindo sensação de segurança e aconchego, semelhante ao ambiente intrauterino. A iniciativa chegou ao Nardini como uma forma de amenizar o estresse e a ansiedade das crianças durante a permanência no hospital.
Enquanto o frio continua, iniciativas como essa mostram que, mesmo em momentos desafiadores, o afeto e a solidariedade podem transformar a experiência hospitalar em algo mais leve e acolhedor.
Postado por Akira Suzuki em 05/jun/2025 -

Fitas violetas foram distribuídas para dar visibilidade à campanha
O mês 6 marca a campanha Junho Violeta, dedicada à conscientização sobre a ceratocone, uma condição ocular progressiva que atinge principalmente adolescentes e adultos jovens. Em São Bernardo do Campo, o Hospital Municipal de Olhos (HMO-SBC) promove uma série de ações educativas e assistenciais voltadas à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao cuidado especializado com os pacientes.
A ceratocone é caracterizada pelo afinamento e deformação da córnea, que compromete a nitidez da visão e pode levar, em casos avançados, à perda visual significativa. Os sintomas incluem visão embaçada ou distorcida, aumento frequente do grau dos óculos, sensibilidade à luz e dificuldade para enxergar à noite. O diagnóstico precoce é fundamental para assegurar o tratamento adequado e a preservação da visão.
AÇÕES
Ao longo de todo o mês, a equipe do HMO-SBC desenvolverá uma programação voltada tanto ao público interno quanto aos usuários do serviço. As iniciativas incluem:
Sendo um instrumento de educação permanente, a Roleta Interativa tem se mostrado uma ferramenta eficaz. A cada giro, os participantes respondem a questões sobre mitos e verdades, sinais de alerta, fluxos de atendimento e condutas clínicas. Quem errar a resposta recebe explicação imediata da equipe, tornando o momento leve, participativo e enriquecedor.
Segundo a enfermeira Holandia Pereira de Sousa, a campanha reforça a importância do diagnóstico precoce. “Compartilhar conhecimento sobre ceratocone é essencial. Quanto mais cedo identificamos os sinais, maiores são as chances de preservar a visão.”
PREVENÇÃO
O Hospital convida todos os colaboradores a se engajarem na campanha, utilizando o laço violeta, participando das atividades e disseminando informações sobre a ceratocone. Cuidar da visão é um compromisso coletivo.
Postado por Akira Suzuki em 04/jun/2025 -

O Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André (SP), sediou em 29 de maio o 3º Encontro do Serviço Social, com o tema “Abraçando a Inclusão”. Organizado em celebração ao Dia do Assistente Social (15 de maio), o evento reuniu profissionais da saúde para fortalecer o diálogo interdisciplinar e refletir sobre estratégias que garantam um atendimento mais humanizado e acessível.
O diretor-geral do HEMC, Dr. Eduardo Grecco, destacou a importância do Serviço Social no ambiente hospitalar. “Sabemos que a assistência social é importante para conseguirmos desenvolver um trabalho humano, ético, ao lado do paciente. Temos a auditoria, o serviço social, um acolhimento do paciente, do colaborador e da diretoria.”
O primeiro palestrante foi Alan Mazzoleni. Cadeirante desde 2004 devido a um acidente automobilístico, ele compartilhou sua trajetória de superação e ativismo. Com formação em Gestão Logística, já presidiu a ONG Viva as Diferenças, foi atleta de rugby em cadeira de rodas e apresentador do programa de rádio homônimo à organização. Atualmente, ele conduz o podcast “Os Imparáveis” e segue como um incansável promotor da inclusão.
Em sua palestra, Alan abordou os desafios cotidianos enfrentados por pessoas com deficiência e a importância do uso correto da linguagem. “Antigamente, o termo usado era ‘deficiente’ ou até ‘defeituoso’. Hoje, o certo é ‘pessoa com deficiência’. A deficiência não é doença, é uma característica. Todo mundo tem limitações, e o respeito começa com as palavras que escolhemos”, ensinou. Ele também reforçou a necessidade de políticas públicas eficientes e de uma sociedade mais acessível.

Já Claudia Lunardi, fisioterapeuta e docente com vasta experiência em reabilitação cardiopulmonar, trouxe para o debate a importância da fisioterapia na promoção da autonomia e inclusão social. Com mestrado em Saúde Coletiva e atualmente cursando doutorado, ela destacou a necessidade de adaptar tratamentos às individualidades de cada paciente.
“A inclusão na fisioterapia significa garantir que todos, independentemente de suas condições, tenham acesso igualitário aos serviços de saúde. Precisamos adaptar equipamentos, condutas e, principalmente, ouvir o paciente para que ele se sinta capaz e motivado a seguir com o tratamento”, explicou. Claudia também enfatizou a importância do trabalho multiprofissional e da empatia no atendimento, lembrando que “cada pessoa deve ser tratada de forma única, considerando suas limitações e potencialidades”.
Organizadora do evento e supervisora administrativa do Serviço Social e da Ouvidoria do HEMC, Viviane Adorno destacou a relevância da atuação dos assistentes sociais no hospital. “O trabalho da equipe de assistentes sociais é estratégico, impactando diretamente nos cuidados e na qualidade de vida dos pacientes. Atuamos no acolhimento, na escuta qualificada e na articulação com a equipe multidisciplinar, sempre com o objetivo de humanizar o atendimento e garantir direitos.”
O evento, que contou com a presença de autoridades como Ozana Francisco, assessora parlamentar da senadora Mara Gabrilli (PSD/SP), e a secretária da Pessoa com Deficiência de Santo André, Valéria Marcelino, reforçou o compromisso do Hospital Mário Covas com a inclusão e a assistência social integrada.

Postado por Akira Suzuki em 04/jun/2025 -

Um dos ensinamentos é a redução de ingestão dos ultraprocessados
Em 3 de junho celebra-se o Dia da Conscientização contra a Obesidade Infantil, doença que já vem sendo classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia global. Reconhecendo a importância dessa questão, o Centro Universitário FMABC, em Santo André, realiza um trabalho multidisciplinar para reforçar a necessidade de reduzir os casos na região do Grande ABC.
A obesidade infantil é uma doença crônica, complexa e multifatorial, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Porém, isso vai muito além do simples aumento de peso, e não deve ser atribuída apenas à falta de força de vontade individual. Trata-se de uma condição determinada por múltiplos fatores: genéticos, ambientais, sociais, alimentares e comportamentais, como sedentarismo e rotinas inadequadas.
“Combater essa realidade exige ações de prevenção desde os primeiros momentos da vida. A primeira infância é uma janela crítica e estratégica para a formação de hábitos e estilos de vida saudáveis, com efeitos diretos sobre a saúde física e mental, tanto no curto quanto no longo prazo”, explica Dr. Kleber Kobol, professor titular da disciplina de Pediatria no Centro Universitário.
Na FMABC, estudantes do curso de Medicina e integrantes da residência pediátrica recebem treinamentos realizados por profissionais do curso de Nutrição para trabalhar os conceitos de alimentação saudável com os jovens.
“Os cuidados já devem ser iniciados antes mesmo de a criança nascer. Durante a vida intrauterina, a alimentação e o estilo de vida da gestante impactam no desenvolvimento fetal saudável, ajudando a prevenir complicações como prematuridade, baixo peso ou macrossomia ao nascer (acima de 4 kg), além de condições maternas como hipertensão e diabetes gestacional”, comenta Dr. Kobol.
Estudos demonstram que recém-nascidos com baixo peso ou com macrossomia apresentam maior risco de desenvolver obesidade e suas complicações metabólicas, como diabetes tipo 2, dislipidemia (alteração de gordura no sangue) e hipertensão arterial, já na infância ou na adolescência.
O aleitamento materno exclusivo até os seis meses — e complementado até os dois anos ou mais — é uma das estratégias mais eficazes para a prevenção da obesidade infantil. O leite materno, entre outras inúmeras vantagens, contribui para a autorregulação do apetite, favorece uma composição corporal adequada e oferece proteção contra infecções, alergias e doenças crônicas, sendo um importante fator de prevenção da obesidade infantil.
Segundo a Dra. Roseli Oselka, pediatra e pró-reitora de Graduação da FMABC, a alimentação complementar, introduzida a partir dos seis meses, deve priorizar alimentos in natura ou minimamente processados, evitando-se ao máximo os alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar, sal, gorduras saturadas, gorduras trans e aditivos químicos.
“Nesse sentido, os Guias Alimentares para a População Brasileira e para Crianças Menores de 2 anos, do Ministério da Saúde, são referências fundamentais para orientar escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis”, comenta. A instituição de ensino conta com profissionais que dão dicas para tornar os alimentos naturais mais atrativos, diminuindo assim o consumo de ultraprocessados por crianças.
“Hoje em dia, infelizmente, tem se perdido o hábito de cozinhar em família e de apresentar os alimentos orgânicos às crianças. Inserir preparações que contenham esses alimentos pode ser benéfico. Um exemplo é fazer um ‘nugget caseiro’, usando peito de frango moído e adicionando legumes ralados, para assar no forno. Também dá para preparar tortas que utilizam legumes e verduras. São várias possibilidades”, explica Narjara Pereira Leite, professora do curso de Nutrição.
Além da alimentação, hábitos de vida saudáveis também são decisivos. A prática regular de atividade física, o controle do tempo de uso de telas (como celulares, tablets e televisores) e o sono adequado são pilares na prevenção da obesidade infantil. O excesso de tempo em frente às telas está associado à redução da atividade física, ao aumento do consumo de alimentos ultraprocessados e a distúrbios do sono — fatores que, em conjunto, aumentam significativamente o risco de ganho de peso e de complicações metabólicas.
Postado por Akira Suzuki em 04/jun/2025 -
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itu, no interior paulista, participou dia 3 de junho da Semana da Saúde Sustentável, ligada ao Projeto Jovem Agricultor do Futuro. A iniciativa foi realizada na Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC) Martinho de Ciero, em Itu, e é apoiada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-SP).
O ambulatório foi representado pela nutricionista Dulcinéia Rosendo, que ministrou palestra para 14 alunos do projeto sobre o tema alimentação saudável e sua relação com os hábitos de vida ocidentais, destacando os impactos da dieta ocidental e os benefícios da dieta mediterrânea. Foram discutidos também os desafios da obesidade e apresentadas dicas práticas, com base no Guia Alimentar para a População Brasileira, para manter hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis.
“O AME Itu apoia este projeto e oferece, além de palestras sobre temas em saúde, um espaço prático de campo de estágio para os jovens estudantes em nossa horta sustentável. Acreditamos que o futuro está em nossas mãos e que juntos podemos ir mais longe”, disse a diretora técnica da unidade, Dra. Kariny Sacramento.
HISTÓRICO
O projeto Jovem Agricultor do Futuro, do SENAR-SP, visa capacitar jovens, geralmente entre 14 a 18 anos, para atuar no setor agrícola e desenvolver habilidades práticas no campo. O programa busca promover o desenvolvimento do espírito empreendedor e a formação de jovens autônomos e responsáveis, preparando-os para o mercado de trabalho da agricultura e pecuária.