PAI Baixada Santista alerta sobre os cuidados com a saúde feminina

Publicado em: 12/03/2021

Os cuidados com a saúde ao longo da vida e a prevenção são a melhor forma de obter uma vida longa e saudável. As mulheres apresentam peculiaridades relacionadas a vários âmbitos da saúde e atravessam períodos diferentes ao longo da vida, o que exige a necessidade e o hábito de realizar avaliações preventivas periódicas.

Pensando no tema, a seção de Educação Permanente do Polo de Atenção Intensiva (PAI) em Saúde Mental da Baixada Santista, em parceria com a Comissão Interna de Humanização e a nutricionista Francislene de Paula Cruz, promoveu dias 8 e 9 de março uma homenagem ao Dia Internacional das Mulheres para destacar a importância dos cuidados com a saúde feminina e da realização de exames periódicos.

A abertura da atividade, transmitida virtualmente pela plataforma Zoom, foi realizada pela enfermeira da Educação Permanente, Deisy dos Santos, e a gerente sênior da unidade, Karla Lower. Também houve palestra conduzida por uma voluntária biomédica, Katucha Rocha Farias, com o tema “Saúde da Mulher – A Construção do Cuidado Integral”.

O conteúdo abordou exames específicos de acordo com o histórico e as características de cada mulher, orientações em relação à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e cuidados relacionados à contracepção, além de informações relevantes sobre hábitos de vida e antecedentes de saúde física e mental.

Ao todo, 30 colaboradoras participaram da palestra e 50 receberam cartões com palavras de motivação e folhetos informativos sobre cuidados específicos de saúde que devem ser tomados de acordo com as faixas etárias.  “O check-up feminino é uma avaliação abrangente que deve ser individualizada e personalizada, podendo proporcionar melhoria da qualidade de vida da mulher. Portanto, a todas as guerreiras mulheres, mães, crianças, idosas, donas de casa, empreendedoras, trabalhadoras e chefes de família: amem-se, cuidem-se e previnam-se”, disse a enfermeira Deisy dos Santos.