PAI Baixada Santista promove Campanha de Higienização das Mãos

Publicado em: 07/05/2021

Treinamento foi realizado pela enfermeira do setor de Educação Continuada, Deisy Herculano

O Polo de Atenção Intensiva (PAI) em Saúde Mental da Baixada Santista, localizado no bairro Boqueirão, em Santos, promoveu nesta semana, dias 5 e 6 de maio, uma ação de conscientização junto aos funcionários sobre o Dia de Higienização das Mãos, mundialmente celebrado em 5 de maio. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2007.

A enfermeira de Educação Permanente da unidade, Deisy Herculano, comandou quatro seções de treinamento junto aos funcionários, uma para cada plantão. Ao lado de uma pia, reforçou com os colaboradores todos os passos para assepsia correta das mãos, com auxílio de um ‘flipchart’ contendo ilustrações e informações técnicas. Segundo a OMS, os 5 momentos para higienização das mãos são: antes de contato com paciente; antes da realização de procedimentos assépticos; após risco de exposição a fluidos corporais; após contato com o paciente e após contato com áreas próximas ao paciente.

Embora pareça um ato simples, a higienização das mãos é a ação mais eficiente para o controle de infecções e prevenção da transmissão de germes, especialmente em meio à pandemia de uma doença altamente transmissível como a Covid-19. Entre as medidas de segurança adotadas em um ambiente de promoção e cuidado da saúde, por exemplo, a higienização das mãos é uma das iniciativas que garantem aos pacientes e profissionais proteção contra várias doenças.

As infecções adquiridas na área de saúde afetam milhões de pacientes e profissionais de saúde anualmente em todo o mundo. Apenas na Europa, quase 9 milhões são registradas todos os anos. Metade dessas infecções pode ser evitada com a implementação de práticas e programas eficazes, incluindo estratégias de melhoria da higienização das mãos.