Palestra marca “Dia Mundial da Água” no curso de Gestão em Saúde Ambiental

Publicado em: 27/03/2015

A coordenação do curso de Gestão em Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina do ABC comemorou em 23 de março o “Dia Mundial da Água” e organizou palestra especial destinada aos estudantes de graduação, docentes e ao grupo que colaboradores da Fundação do ABC que discute ações dentro do Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O evento no Prédio Central esteve sob responsabilidade do arquiteto e coordenador do Programa de Coleta Seletiva do Departamento de Resíduos Sólidos do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (DRS/SEMASA), professor Robson Moreno. Durante pouco mais de uma hora, o convidado apresentou o tema “As cidades no século XXI e o desafio de uma gestão ambiental integrada: a questão dos resíduos sólidos urbanos”.

O palestrante abordou temas relacionados os tratamentos dos resíduos e citou projetos de educação ambiental que contribuem para sensibilização da população por meio de informações, ações e conhecimentos relativos às questões ambientais. Entre os trabalhos desenvolvidos pelo SEMASA nesse sentido estão visitas monitoradas ao Aterro Sanitário Municipal e ao Parque Municipal do Pedroso, assim como palestras e cursos sobre assuntos diversos dentro do universo do meio ambiente e da sustentabilidade. Programas regulares em Santo André, como o “Caminho das águas” e o “Caminho dos Resíduos”, são exemplos de iniciativas que procuram trabalhar conceitos de uso racional da água e de consumo consciente entre alunos de escolas da rede municipal.

A organização do evento ficou a cargo do coordenador do curso de Gestão em Saúde Ambiental, professor Odair Ramos da Silva, e do vice-coordenador, professor Rogério Alvarenga. No grupo de profissionais que atuam junto ao Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fundação do ABC, prestigiaram a atividade representantes do Hospital Nardini de Mauá, Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André, Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, Hospital Estadual de Francisco Morato, Centro Hospitalar de Santo André e complexos hospitalares de São Bernardo e São Caetano, além dos gestores da FUABC, José Alexandre Filho e Cristina Passaretti.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Criado em 1993 pela UNCED – Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e aprovado pela ONU, o Dia Mundial da Água é celebrado anualmente em 22 de março e busca lembrar a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos.