Palestras para gestantes geram resultados positivos em Bertioga

Publicado em: 30/04/2014

Manter contato mais próximo com a gestante, prepará-la para a estadia no hospital e orientá-la sobre os primeiros cuidados com o recém-nascido são os principais objetivos do projeto “Esperando a Chegada do Bebê” do Hospital Bertioga – FUABC, curso que em 3 de abril formou sua primeira turma.

Cerca de 20 gestantes receberam certificado de “Mamãe Especial”, entre as quais a jovem Mary Hellen Bernardino Ferreira, de 25 anos, que teve seu primeiro filho em 27 de março, no Hospital Bertioga. Mary relata com orgulho como conseguiu identificar os primeiros sinais do trabalho de parto. “Durante a reunião eu já estava sentindo dores na barriga, mas achava aquilo normal. Quando a enfermeira falou sobre os sinais do trabalho de parto, então percebi que eram as primeiras contrações”, recorda. De acordo com a paciente, durante a noite as dores aumentaram e ela se dirigiu ao hospital, quando o médico plantonista determinou a internação. “Estava com 35 semanas e senti todos os sintomas que ouvi durante a palestra. Se eu não tivesse participado das aulas, não saberia o que fazer”, ressalta Mary.

A mamãe de primeira viagem lembra ainda das orientações que recebeu em aula da supervisora de Nutrição, Elaine Raimundo, que foram importantes para a saúde do recém-nascido. “Minha alimentação saudável contou muito para o ganho de peso do bebê. Cortei refrigerante e chocolate, engordei 10 quilos e minha Heloisa Helena nasceu de 35 semanas, 2,350 quilos e 43 centímetros. Ela é bem forte e saudável”, garante.

Durante os três módulos do curso, as gestantes também aprendem os cuidados com o recém-nascido e a importância do aleitamento materno. “Aprendi a forma correta de segurar o nenê, barriga com barriga, e consigo amamentar do jeito certo. Além disso, o mais importante é o tempo dedicado para o bebê arrotar. É incrível como dá certo”, afirma Mary Hellen.

Andreza Tardoque Pimentel, enfermeira supervisora da Maternidade e do Centro Obstétrico, destaca o resultado positivo do curso. “A Mary Hellen participou ativamente da reunião e após ouvir todas as orientações pode identificar os sinais de seu corpo. É isso que faz valer a pena o trabalho e a dedicação de toda a equipe envolvida no projeto”.

A próxima reunião de gestantes do “Esperando a Chegada do Bebê” será em 30 de abril – última quarta-feira do mês –, às 14h, no auditório do Hospital Bertioga (Praça Vicente Molinari, s/nº, Vila Itapanhaú). Mais informações no telefone (13) 3319-9900.