Parceria com AME Mauá garante coleta de 24 quilos de tampinhas plásticas para o Hospital Nardini

Publicado em: 08/07/2021

 

Representantes do Hospital Nardini e AME Mauá

O Hospital Nardini de Mauá recebeu no final de junho 24,5 quilos de tampinhas plásticas arrecadados no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá. A parceria entre os dois serviços gerenciados pela Fundação do ABC teve início em fevereiro, quando a unidade estadual se tornou ponto de coleta de tampinhas plásticas em colaboração à iniciativa sustentável. O Hospital Nardini aderiu ao programa “Tampinha Legal” em julho de 2020 e, desde então, busca parcerias para ampliar os pontos de coleta pela cidade. O valor arrecadado com a venda do material será revertido em benfeitorias para a unidade.

Considerado o maior programa socioambiental de caráter educativo da indústria de transformação do plástico da América Latina, o programa Tampinha Legal foi lançado em 2016, na segunda edição do Congresso Brasileiro do Plástico (CBP). A iniciativa propõe ações modificadoras de comportamento de massa por meio do fomento e incentivo da coleta de tampas de plástico. O projeto fará a coleta do material arrecadado quando o volume chegar a aproximadamente 30 sacos.

São arrecadadas tampinhas plásticas de diversos produtos, como água, isotônico, água de coco, refrigerante, chá, suco, leite, shampoo, condicionador, pasta de dente, colírios, repelentes, sabão líquido, detergente, amaciante, desinfetante, álcool, água sanitária, entre outros, desde que o material seja 100% plástico. A população pode continuar doando nas duas unidades de Saúde.

O projeto Tampinha Legal é uma iniciativa do Instituto SustenPlast e busca melhorar a valorização de mercado do material. Os valores obtidos pelas campanhas são destinados integralmente às entidades assistenciais ou unidades de saúde participantes. Mais informações pelo site: www.tampinhalegal.com.br.