Parceria entre Prefeitura e Fundação do ABC melhora qualidade da saúde em Guarulhos

Publicado em: 25/09/2015

Entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC completou em agosto cinco meses à frente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim São João Lavras e das policlínicas do Jardim Maria Dirce e do Jardim Paraíso. Apesar de ainda recente, a parceria inédita com a Prefeitura de Guarulhos tem gerado frutos positivos, como pode ser observado em ata da reunião da “Comissão de Acompanhamento da Contratualização do Convênio com a Fundação do ABC”.

Segundo o documento, a partir da gestão da FUABC houve redução do tempo de espera em todo o fluxo dos usuários nas unidades, principalmente em decorrência do fortalecimento dos trabalhos de classificação de risco e da readequação das áreas de administração de medicamentos e demais prescrições médicas. Outro ponto positivo observado foi a implantação da Pesquisa de Satisfação do Usuário nas três unidades administradas pela FUABC – uma ferramenta fundamental para avaliação da qualidade dos serviços e que, em curto prazo, fornecerá indicadores importantes para o desenvolvimento de ações que aprimorem o atendimento.

PORTAS ABERTAS

A representante da Prefeitura de Guarulhos na comissão de acompanhamento, Simone Miranda de Mendonça, elogiou a FUABC pelos avanços alcançados, com destaque para a “retirada de barreiras físicas” para o atendimento aos usuários e medidas que facilitam o acesso à assistência médica.

“Reestruturamos toda a assistência, permitindo que as unidades de pronto atendimento atuem, efetivamente, no modelo de portas abertas”, garantem os gerentes da Fundação do ABC em Guarulhos, Renato Balestra e Maristela Favani, que explicam: “Quando assumimos os equipamentos, encontramos metodologia de trabalho em que as unidades fechavam as portas de acordo com o aumento do volume de pacientes na sala de espera. Hoje esse procedimento ficou no passado e as unidades funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, sempre de portas abertas à população do município”.

Outros pontos enaltecidos pela Prefeitura de Guarulhos foram progressos no serviço de nutrição, com implantação de alimentação mais balanceada, melhorias nos serviços de limpeza das unidades, e redução no tempo de espera de sete horas para uma hora.

Para o Diretor Administrativo da Central de Convênios – FUABC, Alvaro de Mesquita Spinola, os resultados positivos são fruto do trabalho em equipe e da colaboração de todos os funcionários – tanto os que atuam diretamente em Guarulhos quando os que ficam em Santo André, na sede administrativa da Fundação do ABC. “Este é o primeiro contrato de gestão da Central de Convênios – FUABC em que há uma comissão específica de acompanhamento da contratualização. Somos avaliados mensalmente e os resultados têm sido excelentes”, afirma o gestor.

Os gerentes Renato Balestra e Maristela Favani ratificam: “Temos utilizado todas as estruturas internas da Fundação do ABC no apoio às atividades desenvolvidas em Guarulhos e essa integração tem sido extremamente benéfica para o saldo positivo observado já nos primeiros meses da parceria. Construímos um novo modelo de trabalho, implementamos diversas ações, criamos comissões e delegamos responsabilidades. Temos planejamento, metas, reuniões periódicas entre coordenação técnica e administrativa, relatórios detalhados por unidade e indicadores como instrumentos de ação. São todas ferramentas que permitem analisar em detalhes o trabalho realizado, determinar pontos positivos e o que pode ser aprimorado. Estamos crescendo junto com Guarulhos e hoje podemos dizer que efetivamente fazemos gestão”.