Pediatria da FMABC reúne depoimentos de mães em ação da campanha ‘Agosto Dourado’

Publicado em: 07/08/2020

Vídeo sobre importância do aleitamento materno traz relatos de mães que estimulam a prática de amamentação

 

Abertura do vídeo foi feita pela professora titular da disciplina de Clínica Pediátrica da FMABC, Dra. Roseli Sarni – Foto: Reprodução

O Departamento de Pediatria do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) produziu um vídeo com depoimentos alusivos à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) — comemorada anualmente em 150 países entre os dias 1 e 7 de agosto — para ser divulgado durante todo o mês de agosto. O tema central da semana mundial deste ano é “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”.

O objetivo da campanha 2020 da SMAM é informar as pessoas sobre as ligações entre a amamentação, o meio ambiente e as mudanças climáticas; fixar a amamentação como uma decisão climática inteligente e estimular ações para melhorar a saúde do planeta e das pessoas por meio do aleitamento materno.

O vídeo produzido pelo Departamento de Pediatria, com apoio do setor de Comunicação da FMABC, traz depoimentos de dez mães, algumas com a participação dos pais, que revelam suas experiências sobre a prática do aleitamento materno, a importância de contar com uma rede de apoio familiar, além de reforçar os benefícios para a saúde materno-infantil e destacar o fortalecimento do vínculo afetivo com os bebês.

O material também conta com participação da professora titular da disciplina de Clínica Pediátrica da FMABC e pró-reitora de graduação, Dra. Roseli Oselka Saccardo Sarni, do professor titular de Neonatologia e chefe do departamento de Pediatria, Dr. José Kleber Kobol, e da professora da disciplina de Clínica Pediátrica, Dra. Denise de Oliveira Schoeps.

“Nosso objetivo com a divulgação deste material é manter o incentivo à amamentação em prol de um planeta mais seguro. O leite materno é um alimento natural, renovável, além de ambientalmente seguro e ecológico. É entregue ao consumidor final, o bebê, sem gerar poluição, como embalagens, e também evitando desperdícios”, explica a Dra. Roseli Sarni.

O vídeo também traz orientações baseadas em legislações vigentes e no Estatuto da Criança e do Adolescente sobre a utilização de espaços públicos e estabelecimentos comerciais para amamentar, amamentação durante a jornada de trabalho, salário-maternidade, entre outros assuntos.

O material com todos os depoimentos e orientações está disponível no endereço https://is.gd/vQ4y0u.

 

CELEBRAÇÃO GLOBAL

Em 2020, a pandemia de Covid-19 mudou o formato, mas não o foco. Os eventos de celebração e conscientização sobre aleitamento materno têm ocorrido virtualmente, em respeito ao distanciamento social. As ações realizadas em todo o País podem ser acessadas pelo link https://rblh.fiocruz.br/semana-mundial-de-aleitamento-materno-2020.

Considerada veículo para promoção da amamentação, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é comemorada desde 1992 em mais de 150 países, por iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno – órgão consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). É celebrada oficialmente em agosto.

O Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial do Aleitamento Materno no Brasil desde 1999, respondendo pela adaptação do tema, elaboração e distribuição de materiais de divulgação. O Congresso Nacional sancionou em 2017 a lei nº 13.435, que institui agosto como o Mês do Aleitamento Materno. Na mesma publicação oficial, ficou definida a “iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada” – caracterizando o Agosto Dourado.