Pediatria do CHM de Santo André recebe visita de cães terapeutas

Publicado em: 09/08/2018

Pet Terapia leva alegria aos pequenos pacientes internados, além de contribuir com o tratamento e amenizar dor e ansiedade

 

Projeto integra calendário de estágio de estudantes da Faculdade de Medicina do ABC

Na manhã do dia 3 de agosto a Pediatria do Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão de Santo André recebeu mais uma edição do “Humaniza Ped”. Desta vez, foi desenvolvido um trabalho de Pet Terapia. Com a visita dos cães terapeutas, a alegria tomou conta do ambiente de tratamento.

“Temos dois casos crônicos de crianças que eu não via sorrindo há muito tempo e que adoraram a ação. Sem dúvida, há uma contribuição terapêutica, pois vemos despertar o amor da criança pelo animal”, avalia a Dra. Marisa Laranjeira, pediatra e coordenadora da enfermaria pediátrica do CHM. “A visita do cachorro traz uma dimensão muito maior que a internação e a rotina do tratamento. O ambiente hospitalar ganha novo contexto, mais alegre”, completou.

Estudos apontam o efeito calmante e antidepressivo, o estímulo à integração social e a elevação da autoestima do paciente como alguns benefícios da Pet Terapia. Redução da pressão sanguínea e cardíaca, melhoria do sistema imunológico e do bem-estar geral também estão associadas aos momentos de descontração.

HUMANIZA PED

Iniciativa de humanização desenvolvida na área de Pediatria do Centro Hospitalar de Santo André, o Humaniza Ped faz parte do projeto de conclusão de estágio dos estudantes da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). A cada mês, um grupo diferente desenvolve uma atividade junto a pacientes e familiares.

“Já tivemos, ao final de cada ciclo, música, pintura, contação de histórias, entre outras ações lúdicas. Pela primeira vez neste ano, a Pet Terapia foi aplicada”, explica a Dra. Marisa. Diante dos resultados, ela estuda tornar a iniciativa mais frequente, em parceria com ONGs e tutores dos animais de estimação.

Todos os cachorros são vacinados, passam periodicamente pelo veterinário e tomam banho sempre antes da visita. Os cães terapeutas recebem adestramento específico e precisam estar com a saúde em perfeitas condições. A raça com perfil mais adequado para esse tipo de ação costuma ser a Golden Retriever.

Os alunos da Faculdade de Medicina do ABC cumprem estágio no hospital entre os meses de janeiro e outubro.