Pediatria forma 1ª turma de residentes em novo programa com duração de três anos

Publicado em: 18/03/2019

Diretora da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) prestigiou
evento no Centro Universitário Saúde ABC/FMABC

 

Grupo de residentes e autoridades durante a solenidade de formatura

A primeira turma do novo programa de três anos da Residência Médica em Pediatria do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC acaba de se formar. O grupo de 12 residentes concluiu em 27 de fevereiro o novo currículo instituído em 2016, em todo o território nacional, pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Entre as autoridades presentes à formatura estiveram a chefe do Departamento de Pediatria da FMABC, Dra. Lígia de Fátima Nóbrega Reato, o vice-chefe, Dr. José Kleber Kobol Machado, a coordenadora do R3 em Pediatria, Dra. Fabíola Isabel Suano de Souza, a professora titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dra. Sandra Grisi, o presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Dr. Claudio Barsanti, e a segunda diretora financeira da SBP, representando a Presidência da entidade, Dra. Ana Cristina Ribeiro Zöllner.

“Esse foi um evento de extrema importância para o Departamento de Pediatria de nossa faculdade. Com muito orgulho, entregamos à sociedade esta nova turma de pediatras, qualificados para exercer a especialidade com humanização, qualidade e ética”, declarou a Dra. Lígia Reato.

Para a Dra. Ana Zöllner, é muito importante que todos os profissionais médicos acompanhem a evolução da medicina e do ensino médico de uma maneira geral. Além disso, destacou que “é essencial a participação de todos – preceptores, professores e residentes – na construção da excelência desse novo projeto pedagógico”. Ela conta que, ao conversar com os novos pediatras, todos se disseram muito satisfeitos. “A SBP serviu como norteadora nesse sentido, mas a Faculdade de Medicina do ABC conseguiu, por meio da união, construir um projeto que atendia às necessidades e especificidades da região onde está instalada e do sistema ao qual está ligada”.

A Residência Médica de três anos tem sido amplamente discutida pela Sociedade Brasileira de Pediatria, que defende a consolidação de uma Pediatria cada vez mais forte, cuja base adquirida durante a residência é fundamental para o futuro dos profissionais, independentemente da área de atuação que seguirão.