Pediatria reúne 182 participantes em conferência on-line sobre ‘Agosto Dourado’

Publicado em: 28/08/2020

Evento do Departamento de Pediatria da Medicina ABC foi aberto ao público e contou com convidados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco

 

Live’ abordou a prática do aleitamento materno – Foto: Reprodução

O Departamento de Pediatria do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) reuniu, dia 27 de agosto, 182 participantes em conferências on-line para debater a temática do aleitamento materno. A ‘live’ em comemoração pelo “Agosto Dourado” foi transmitida pelo Google Meet e teve na abertura participações da professora titular da disciplina de Clínica Pediátrica da FMABC e pró-reitora de graduação, Dra. Roseli Oselka Saccardo Sarni, e do professor titular de Neonatologia e chefe do Departamento de Pediatria, Dr. José Kleber Kobol.

A programação seguiu com duas conferências coordenadas pela docente da disciplina de Clínica Pediátrica, Dra. Denise de Oliveira Schoeps. A professora titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dra. Elsa Regina Justo Giugliani, abordou o tema “Aleitamento materno e a saúde do planeta”. Já a professora assistente da Universidade de Pernambuco, Vilneide Maria Santos Braga Diégues Serva, trouxe resposta a uma dúvida comum de muitas mulheres: “Fui mãe durante a pandemia: posso amamentar e doar leite”?

Após as conferências houve uma mesa redonda sobre “Amamentação, um ato de amor pelo nosso planeta”, coordenada pela Dra. Fabíola Isabel Suano de Souza e que teve a Dra. Denise Schoeps como debatedora. O espaço contou com depoimentos de mães que amamentaram e com a explanação da engenheira ambiental e professora dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Viviane Pereira Alves, que falou sobre “Aleitamento materno: caminho para o alcance dos Objetos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

CELEBRAÇÃO GLOBAL

Considerada veículo para promoção da amamentação, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é comemorada desde 1992 em mais de 150 países, por iniciativa da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno – órgão consultivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). É celebrada oficialmente em agosto.

O Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial do Aleitamento Materno no Brasil desde 1999, respondendo pela adaptação do tema, elaboração e distribuição de materiais de divulgação. O Congresso Nacional sancionou em 2017 a lei nº 13.435, que institui agosto como o Mês do Aleitamento Materno. Na mesma publicação oficial, ficou definida a “iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada” – caracterizando o Agosto Dourado.

Neste ano, o tema global da campanha é “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”. A pandemia de Covid-19 mudou o formato, mas não o foco. Os eventos de celebração e conscientização têm ocorrido virtualmente, em respeito ao distanciamento social. As ações realizadas em todo o País podem ser acessadas pelo link https://rblh.fiocruz.br/semana-mundial-de-aleitamento-materno-2020.