Pesquisa do Emílio Ribas do Guarujá é selecionada para 12º Congresso Paulista de Infectologia

Publicado em: 26/11/2020

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas do Guarujá (IIER-II), na Baixada Santista, foi aprovada para apresentação no 12º Congresso Paulista de Infectologia, a ser realizado entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro. Devido à pandemia, o evento será transmitido on-line e as inscrições são gratuitas. O relato será exposto no ambiente virtual em formato de e-pôster e abordará o caso de uma paciente que teve quadro de acidente vascular cerebral (AVC) associado à infecção pela Covid-19.

A paciente, de 36 anos, foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do IIER-II no mês de maio e apresentou manifestações clínicas atípicas em relação à doença, como fortes dores de cabeça e perda de acuidade visual. O estudo aborda a questão do tratamento e o amplo espectro de manifestações clínicas decorrentes da infecção pelo novo coronavírus, considerando o desafio central de cientistas e pesquisadores de todo o mundo de identificar precocemente os grupos de risco para determinar os sintomas que podem representar pior prognóstico.

Os autores do estudo são o diretor-técnico da unidade, Dr. Gustavo Vinicius Pasquarelli Queiroz, a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do IIER-2, Dra. Andréa Alves da Silva, e o infectologista Dr. Roberto Soerensen. Mais informações do congresso pelo site https://www.infectologiapaulista.org.br/congresso2020.