Pesquisador da FMABC recebe prêmio em congresso na Itália

Publicado em: 06/11/2015

Ex-aluno do curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do ABC, Eduardo Mazuco Cafarchio acaba de defender dissertação de Mestrado

Pesquisador em nível de pós-graduação da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e ex-aluno do curso de Farmácia, Eduardo Mazuco Cafarchio acaba de ser premiado no congresso da International Society for Autonomic Neuroscience (ISAN), realizado em Stresa, na Itália. O reconhecimento foi oferecido pela American Autonomic Society (AAS), no evento conjunto organizado pela ISAN, AAS, Federation of European Autonomic Societies (EFAS) e Japan Society of Neurovegetative Research (JSNR).

Acompanhado por sua orientadora, Dra. Monica Akemi Sato – professora Livre Docente e titular da disciplina de Fisiologia da FMABC –, Cafarchio participou do congresso italiano com premiação 2.000 dólares oferecida pela American Autonomic Society, como prêmio pelo trabalho “Cholinergic activation of brain stem neurons increases intravesical pressure mediated by vasopressin release in female rats”. Os dados apresentados fazem parte da dissertação de Mestrado “Importância dos neurônios colinérgicos bulbares na regulação da bexiga urinária”, defendida no final de outubro na FMABC.

“Concorri com pesquisadores, estudantes de mestrado, doutorado, pós-doutorado e residentes do mundo todo e tive meu trabalho escolhido. É uma premiação muito importante para meu currículo de futuro professor e pesquisador, assim como para mostrar que as pesquisas realizadas no Brasil apresentam grau elevado de complexidade, qualidade e impacto. Não esperava tal reconhecimento e a sensação foi maravilhosa”, descreve Eduardo Mazuco Cafarchio, que completa: “Acredito que essa premiação foi conquistada, primeiramente, graças ao esforço e dedicação à pesquisa. E algumas pessoas fazem parte dessa minha trajetória acadêmica, principalmente meus pais, que me apoiaram e ainda hoje me apoiam, assim como a Dra. Monica Akemi Sato, que me orienta desde os tempos de iniciação científica”.

Realizado entre 26 e 29 de setembro, o congresso da International Society for Autonomic Neuroscience buscou abordar todas as áreas relacionadas com a neurociência autônoma, reunindo médicos, cientistas e pesquisadores renomados de todo o mundo, que atuam na investigação do sistema nervoso autônomo.

Além de mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, Eduardo Mazuco Cafarchio é ex-aluno de Farmácia da instituição, formado em 2013, e já manifestou interesse em permanecer na FMABC – agora para o Doutorado.