Pesquisas da MedABC são destaque no maior congresso mundial de medicina integrativa

Publicado em: 04/06/2020

A disciplina eletiva de Medicina Integrativa do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) teve três trabalhos aprovados para apresentação no International Congress on Integrative Medicine and Health, o principal congresso mundial da categoria e organizado a cada dois anos. Neste ano o evento científico estava agendado para abril, em Cleveland, nos Estados Unidos, mas foi cancelado devido à pandemia da Covid-19. Os trabalhos, portanto, estão sendo apresentados virtualmente na plataforma on-line do congresso desde 1º de junho.

O primeiro estudo aborda os efeitos positivos da utilização do alho na cicatrização de tecidos e tem como autores Renato Leça, docente de Oftalmologia e coordenador da disciplina eletiva de Medicina Integrativa da FMABC, além de Kayque Ferrari Fachi, aluno de Farmacologia Clínica da FMABC, Olga Maria de Toledo Correa e Juliana Mora Veridiano, professoras do Departamento de Morfologia e Fisiologia, Robson Miranda da Gama e José Armando Júnior, professores da disciplina de Farmacologia, além da médica veterinária e coordenadora do Biotério da FMABC, Giuliana Petri.

A segunda pequisa aceita pelo congresso trata da decocção GMDZ, ou Gan-Mai-Da-Zao, utilizada para sinalizar a toxidade das funções hepáticas e renais. A fórmula chinesa é amplamente usada no tratamento de doenças emocionais. A pesquisa é assinada por Bruna Thais de Oliveira Domingos, aluna do curso de Fisioterapia da FMABC, Thamyres Lopes da Silva, estudante de Enfermagem, José Francisco Lopes dos Santos e Giuliana Petri, do Biotério da FMABC, Cristina de Zotti Nassis, professora do curso de Farmacologia, além de Olga Maria de Toledo Correa, Juliana Mora Veridiano e Renato Leça.

Já o terceiro trabalho investiga a ação da vitamina D em fluidos lacrimais e foi conduzido pelos autores Renato Leça, Denise de Freitas, Ana Luisa Hofling de Lima, Acácio de Souza Lima, Carla Scorza, Fulvio Scorza e Fernando Luiz Affonso Fonseca, vice-reitor da FMABC. 

ARVO 2020

Outro trabalho de destaque, desta vez desenvolvido pela disciplina de Oftalmologia, foi classificado entre os cinco melhores do congresso da Association for Research in Vision and Ophthalmology (ARVO 2020), o mais importante do mundo na área de oftalmologia. O estudo é intitulado “Use of thermography to evaluate injuries in refractive surgeries”, ou “Uso da termografia para avaliar lesões em cirurgias refrativas” e integra a área “Imagem Funcional e Molecular” do congresso. 

Outra pesquisa conduzida por docentes da FMABC é sobre a ação da vitamina D para tratamento da ceratocone, enfermidade que afeta a estrutura da córnea. A apresentação foi aceita na seção especial “Imaging in the Eye Conferece” do mesmo congresso. Devido à pandemia, o encontro científico que seria realizado entre 3 e 7 de maio, em Baltimore, nos Estados Unidos, também foi cancelado. O conteúdo on-line e as apresentações podem ser acessados pelo site https://www.arvo.org.