População de São Caetano aprova reorganização dos atendimentos de Saúde

Publicado em: 29/03/2019

Pacientes elogiaram início dos atendimentos de urgência e emergência no novo modelo – Foto: Junior Camargo/PMSCS

A princípio, a reorganização do sistema de atendimento de urgência e emergência na rede de Saúde de São Caetano já tem a aprovação da população. Iniciado dia 23 de março, o novo modelo resulta em serviços mais ágeis e eficientes. A reestruturação foi possível com a reinauguração do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin (Rua Aurélia, 101, Bairro Santa Paula) e a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h Engenheiro Julio Marcucci Sobrinho, em prédio anexo.

No novo modelo, os portadores do CidCard (e futuramente do Cartão São Caetano) devem buscar atendimento no Hospital Albert Sabin. Os que não possuem o CidCard são atendidos na UPA.

O atendimento infantil (até 14 anos) permanece no Hospital Infantil Márcia Braido para quem tem o CidCard. Quem não possui o cadastro é atendido na nova UPA.

“Realmente está muito mais organizado. Cheguei, passei pela triagem, fui atendida pelo médico e fiz exames. Tudo isso, em 30 minutos. Está ótimo”, elogiou Isabela Cristina di Loreto, de 22 anos. A estudante de Auxiliar de Enfermagem, moradora do Bairro Nova Gerty, procurou o Hospital Albert Sabin para tratar um quadro de pedras nos rins. “Saio satisfeita.”

Quem também aprovou a reorganização do sistema e as novas instalações foi Mônica Oliveira Melati, de 56 anos. A moradora do Bairro Santa Paula compareceu ao Sabin para visitar o pai, internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Albert Sabin, com um quadro de insuficiência respiratória. “Instalações, atendimento, conforto, atenção dos médicos… Está tudo excelente”, destacou.

A reorganização do sistema de atendimento de urgência e emergência de São Caetano mantém os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde): equidade, integralidade e universalidade. Ou seja: o atendimento é assegurado a todos, a qualquer hora do dia.

Com a reforma e a nova UPA, o número de leitos saltou de 18 para 38. O Sabin tem capacidade para realizar 10 mil atendimentos por mês, incluindo exames laboratoriais, radiografias, tomografias e ultrassonografias. Já a UPA tem capacidade para 10 mil atendimentos adultos por mês, além de outros 3.500 infantis – também incluindo exames laboratoriais.

Dentro da estratégia de saúde estão inseridos o prontuário eletrônico e o plantão médico 24 horas de profissionais da FIDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem), para sanar eventuais dúvidas sobre os laudos dos exames. A medida resulta em diagnósticos mais precisos.

ADAPTAÇÃO

Por algumas horas nos primeiros dias, o atendimento foi prejudicado em virtude de instabilidades na conexão com a internet e a queda do sistema de prontuário eletrônico. As empresas responsáveis foram notificadas pela Prefeitura e os serviços normalizados.