Potencialidades humanas de pacientes são expostas no ‘Mário Covas’

Publicado em: 04/12/2015

Profissionais da Psiquiatria, Enfermagem e Terapia Ocupacional do Hospital Estadual Mário Covas promoveram em 26 de novembro a “VII Mostra de Artes – Expressão de Potencialidades Humanas”. Composta por trabalhos de pacientes da Clínica Psiquiátrica do HEMC, a atividade contou com programação cultural e atividades para integração de pacientes e familiares.

Os trabalhos foram expostos no hall do 4º andar, onde fica a entrada principal para a área administrativa. Pintura, poesia, texto e desenhos retrataram ideais, sonhos e percepção da realidade, envolvendo ainda relações e sentimentos pessoais. Criar ambiente para promover a livre expressão foi justamente o objetivo da mostra. Ao criar esse “clima” terapêutico, é possível proporcionar oportunidades para se estabelecer relações e vínculos sociais.

A Mostra de Artes define que a vida é composta de gestos ínfimos e elementares que, embora possam parecer insignificantes, viabilizam o viver cotidiano. Diariamente as pessoas constroem e refinam os processos de interação do corpo no seu meio e transformam no tempo e espaço vividos esse gestual cotidiano, que ao longo da existência compõe a própria vida.