Pratos de diferentes nações realçam cardápio em refeitório do “Irmã Dulce”

Publicado em: 29/05/2015

O refeitório do Hospital Municipal Irmã Dulce está inovando em seu cardápio, oferecendo comidas típicas de diferentes países e culturas para acompanhantes e funcionários. A cada dois meses, a Unidade de Nutrição e Dietética do hospital disponibiliza um novo menu, que além de todos os ingredientes característicos, também traz música e decoração com temas pertinentes. Receitas portuguesas, por exemplo, foram as primeiras a serem utilizadas pela empresa JLA Alimentação, responsável pelo serviço.

Em abril, o prato foi um picado composto de linguiça calabresa, copa-lombo, carne, cebola, pimentão, azeitonas, acompanhadas de batata com alecrim. Toalhas nas cores vermelha e verde, com adornos e bandeiras temáticas davam o tom lusitano ao refeitório.

O fado criava o clima musical enquanto a recepcionista Juliane Regina da Silva, do Pronto-Socorro Central, saboreava o prato, o qual revelou ainda não conhecer. “Provei e gostei. É interessante apreciar um cardápio diferenciado, principalmente quando se trata de paladares de outras culturas e nações”, disse.

A decoração ficou por conta da nutricionista Silvia Lima, contratada da JLA, que viu na oferta de culinárias exóticas um bom motivo para difusão das diversidades culinárias em todo o mundo.

Conforme a nutricionista responsável pela Unidade de Nutrição e Dietética do hospital, Thaiane Gonçalves Ferreira Simões, as refeições serão disponibilizadas para almoço e janta, a cada dois meses. Por dia, o refeitório do hospital fornece 410 refeições no almoço e 310 no jantar. “Os próximos temas incluirão receitas da África e da Itália”.

Por lei, pacientes com menos de 12 anos e mais de 65 anos têm direito a acompanhantes e podem se alimentar no mesmo refeitório onde são atendidos funcionários, em horários diferentes. Para ambos, o cardápio é padronizado (a exemplo das dietas), só que com maior variedade, já que não há restrições médicas.