Prefeita do Guarujá participa de reunião no Emílio Ribas II com Diretoria da FUABC

Publicado em: 30/07/2014

Acompanhada do secretário adjunto de Saúde, Dr. Rui de Paiva, a prefeita do Guarujá Maria Antonieta de Brito esteve na manhã de 25 julho no Instituto de Infectologia Emílio Ribas II para reunião com membros da Diretoria da Fundação do ABC – organização que assumiu recentemente a gestão do equipamento de saúde no Litoral paulista. Participaram do encontro o presidente e o vice da FUABC, respectivamente Marco Antonio Santos Silva e Mauricio Mindrisz, além do superintendente da unidade, Reginaldo Reple Sobrinho, da diretora de enfermagem, Carmen Lúcia Pimenta Simões, e do diretor técnico, Dr. Orival Silveira.

Segundo a prefeita, a parceria com a Fundação do ABC integra desejo da administração municipal de melhorar o atendimento. “Queremos oferecer serviços cada vez mais satisfatórios à população. Temos buscado recursos estaduais e federais para melhorar a infraestrutura dos equipamentos, assim como parceiros que contribuam na gestão das unidades, melhorando a avaliação dos usuários, principalmente nos serviços de urgência e emergência”, revelou Maria Antonieta de Brito.

O presidente da FUABC colocou a entidade à disposição da Prefeitura para colaborar não somente nas questões ligadas ao Emílio Ribas II, mas na saúde do município de maneira geral. “Temos mais de 45 anos de experiência em saúde e será um prazer contribuir com a Administração na qualificação dos serviços e melhoria do atendimento aos munícipes”, garantiu Marco Antonio Santos Silva.

Durante a reunião, as autoridades do Guarujá adiantaram planos de transferir equipamentos municipais no entorno do Emílio Ribas II, a fim de liberar toda a quadra para unidades de saúde estaduais. “Nossa ideia é devolver ao Estado todo o terreno que foi cedido ao município para atendimentos em saúde. Iniciamos com o Emílio Ribas II e posteriormente pretendemos transferir outras duas unidades que funcionam no entorno, que são o prédio de atendimento de especialidades e a UPA 24 Horas”, detalhou o secretário adjunto de Saúde do Guarujá, Dr. Rui de Paiva.

A partir dessas adequações, o Estado poderá ampliar investimentos no Emílio Ribas II. Já existem tratativas para criação de mais 100 leitos na unidade, com possibilidade de ampliação das especialidades médicas ofertadas. Outra negociação avançada diz respeito à instalação de um Ambulatório Médico de Especialidades no Guarujá, que poderia ocupar espaços adjacentes ao Emílio Ribas II.

Referência em infectologia

Com mais de 45 anos dedicados ao ensino, pesquisa e assistência à saúde, a Fundação do ABC expandiu fronteiras e deu início em 1º de julho à gestão plena do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – hospital estadual especializado em doenças infectocontagiosas. A nova parceria com a Secretaria de Estado da Saúde marcou a entrada da FUABC no Guarujá e ampliou a presença da entidade no Litoral Paulista, onde já administra o Hospital e Pronto-Socorro Central de Bertioga, assim como o Ambulatório Médico de Especialidade (AME) de Praia Grande e o Complexo Municipal Irmã Dulce, na mesma cidade.

Vocacionado ao atendimento de doenças infecciosas e parasitárias, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II registra capacidade média de internação de 15 pacientes. Em curto prazo, a FUABC planeja ampliar o serviço para 80 pacientes. A unidade recebe encaminhamentos de hospitais de toda a região da Baixada Santista para o cuidado de diferentes doenças infectocontagiosas, entre as principais HIV/Aids, tuberculose, dengue, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe e hepatites. “Nosso compromisso com o Governo do Estado é tornar o Hospital Emílio Ribas do Guarujá referência para toda a Baixada Santista. Por isso estamos buscando aproximar cada vez mais a FUABC do Estado e das prefeituras da região – principalmente a do Guarujá. Queremos colocar à disposição toda a expertise dos profissionais da unidade, atendendo as demandas e melhorando as condições locais de saúde”, reforça o superintendente Reginaldo Reple Sobrinho.

A Fundação do ABC iniciou o trabalho no Hospital Emílio Ribas II com 33 leitos de enfermaria em operação. Até o final de 2014 serão abertos 17 leitos de Terapia Intensiva, colocando em funcionamento 100% da capacidade instalada – ou seja, total de 50 leitos de infectologia.

A unidade funciona 24 horas por dia ininterruptamente. Além do atendimento médico e de enfermagem, também estão disponíveis exames laboratoriais e de imagem, como raio-x, ultrassonografia e endoscopia. Não há serviço de pronto-socorro. Os pacientes são atendidos mediante encaminhamento coordenado pela CROSS – Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde, do Governo do Estado. Os nove municípios que integram a Baixada Santista utilizam os serviços do Emílio Ribas II, totalizando população de dois milhões de habitantes – que pode chegar a sete milhões nos períodos de férias.

Inicialmente são 110 funcionários – boa parte que já atuava previamente à chegada da FUABC. Ao atingir pleno funcionamento serão cerca de 200 colaboradores.