Prefeito e secretário de Saúde visitam Hospital Municipal Central de Osasco

Publicado em: 23/12/2015

Sob gestão da Fundação do ABC desde abril, o Hospital Municipal Central de Osasco Antonio Giglio recebeu em 7 de dezembro as visitas do prefeito Jorge Lapas e do secretário de Saúde, Dr. José Amando Mota. Os gestores municipais percorreram as alas da unidade, conversaram com funcionários e agradeceram o empenho e comprometimento dos colaboradores no atendimento à população.

No anfiteatro do HMCO, o prefeito reconheceu os avanços conquistados pela equipe da FUABC em pouco mais de 7 meses de trabalho. Entre os destaques do período estão o início do serviço de cirurgias por videolaparoscopia, a abertura de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto com 8 leitos de retaguarda para usuários do pronto-socorro, e a inauguração do Hospital Dia, destinado à internação de pacientes para cirurgias eletivas de baixa complexidade, cuja alta médica ocorre no mesmo dia do procedimento.

Outras conquistas importantes foram a implantação do Protocolo de Manchester – um sistema internacional de classificação de risco dos usuários segundo a gravidade do quadro clínico – e o início do Ambulatório Cirúrgico – serviço inédito, específico para pacientes encaminhados da rede de saúde municipal para realização de cirurgias eletivas.

“Foi um ano repleto de desafios, desde a elaboração do plano de trabalho para gestão do hospital até o dia a dia da assistência na unidade. Tivemos que readequar muitas áreas e investir em infraestrutura. Também implantamos programa de gerenciamento de leitos, iniciamos a aplicação efetiva de indicadores de gestão hospitalar, assim como a educação continuada dos colaboradores e protocolos de atendimento humanizado, de referência e contra referência, entre outras medidas”, enumera o superintendente do HMCO, Dr. Alessandro Neves, que acrescenta: “Apesar do pouco tempo que estamos à frente da unidade, tenho certeza de que conseguimos atingir nossos objetivos centrais de atendimento eficiente à população e de valorização de nossos profissionais, sem os quais nada disso seria possível”.

ESPÍRITO NATALINO

Composto por servidores municipais de Osasco, o “Coral do Servidor” fez visita especial ao Hospital Municipal Central de Osasco na tarde de 10 de dezembro, apresentando diversas canções do repertório da “Cantata por Amor”. Os integrantes percorreram todas as clínicas, alegrando pacientes internados, funcionários e todo o ambiente terapêutico com músicas natalinas como “Noite Santa” e “Então é Natal’.

Fundado há três anos, o coral foi idealizado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Osasco, Sandra Missiano Lapas. É composto por cerca de 60 funcionários da Prefeitura e está sob o comando do maestro Paulo Marcos Conceição e regência da maestrina Léia Campos.

A apresentação do Coral do Servidor foi acompanhada pelo Papai Noel, que presenteou todas as crianças que estavam na unidade – desde o pronto-socorro até as alas de internação.

TERCEIRA IDADE

A Diretoria do HMCO participou em 8 de dezembro de reunião do Conselho Municipal do Idoso. O convite teve por finalidade apresentar a Fundação do ABC e as atividades desenvolvidas na unidade de Osasco – principalmente os trabalhos voltados ao público da terceira idade –, além de abrir espaço para que os conselheiros tirassem dúvidas e apresentassem sugestões para o aprimoramento das atividades.

O encontro reuniu cerca de 30 participantes entre membros do conselho, Diretoria do hospital e convidados – entre os quais a secretária municipal de Assistência Social, Solange Cristina Silva. Durante a apresentação, a equipe do HMCO detalhou dados sobre o perfil do paciente atendido no hospital, idade, cidade de origem, sexo e os principais diagnósticos. Também foram apresentadas a produção entre maio e outubro e os projetos futuros.