Prefeitura cria Centro de Referência do Coronavírus no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes

Publicado em: 19/03/2020

Além de acesso exclusivo pelo Bloco “B”, local terá tenda na
entrada com espaço arejado para os processos de triagem

 

Novo Centro conta com entrada exclusiva pelo Bloco “B”, que fica na rua Capitão Francisco de Almeida, nº 466 (Foto: PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes determinou a criação de um Centro de Referência do Coronavírus no Hospital Municipal – unidade de saúde gerida pela Fundação do ABC, por meio da Central de Convênios. Com entrada exclusiva pelo Bloco “B”, que fica na rua Capitão Francisco de Almeida, nº 466, no distrito de Braz Cubas, o serviço médico está disponível desde 18 de março para pacientes com idade a partir dos 13 anos. Para menores, o atendimento continua sendo realizado no PA 24 horas Infantil.

O Centro de Referência do Coronavírus foi especialmente preparado para realizar acolhimento e atendimento aos pacientes com toda segurança necessária e sem contato com outros setores. Com a suspensão das cirurgias eletivas, exames e consultas ambulatoriais na unidade, os espaços e leitos serão disponibilizados para eventuais internações, inclusive Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

As internações serão direcionadas para dois andares inteiros do Hospital Municipal, num total de 46 leitos. A UTI conta atualmente com 10 vagas, mas poderá ser ampliada de acordo com novas necessidades. Existe, ainda, um terceiro andar para internações e as salas de centros cirúrgicos que, neste momento, ainda atendem pacientes pós-operatórios, mas sem qualquer rota de encontro com os outros setores.

Para atender à nova demanda, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) já providenciou a aquisição de insumos, materiais e equipamentos. Foram comprados, por exemplo, termômetros de infravermelho (sem necessidade de encostar no paciente) e oxímetros para os médicos avaliarem a saturação dos pacientes. Uma tenda será montada na entrada do Bloco B, com espaço arejado para os processos de triagem.

Centro de Referência do Coronavírus fará acolhimento e atendimento aos pacientes com toda segurança e sem contato com outros setores do Hospital (Foto: PMMC)

O objetivo das novas medidas é facilitar o acesso dos pacientes às informações e garantir atendimentos corretos, além de evitar uma sobrecarga nos serviços de saúde, o que contribui para ampliar a propagação do vírus.

“Vamos fazer o primeiro acolhimento na área externa, justamente para evitar que os pacientes que chegam para o primeiro atendimento tenham contato com aqueles que já estão internados e em tratamento na unidade”, detalha a diretora-geral do HMMC, Heloisa Molinari Calderon, que completa: “A pandemia de coronavírus é um grande desafio para todos os serviços de Saúde. Estamos encarando esse momento com muita seriedade e Mogi das Cruzes está cumprindo seu papel e sua responsabilidade com a Saúde pública”.

 

SUSPENSÃO DE CIRURGIAS

A Secretaria Municipal de Saúde decidiu suspender cirurgias eletivas, atendimentos odontológicos, consultas, exames e outros procedimentos sem urgência a partir de 23/03. O objetivo é reduzir a circulação de pessoas nas unidades de saúde diante do avanço dos casos de coronavírus no Brasil e garantir atendimento aos casos mais urgentes e necessários.

Quem tiver alguma dúvida sobre reagendamento ou marcação de consultas e exames ou qualquer outra pergunta sobre a pandemia pode entrar em contato com o SIS 160. Já quem tem sintomas respiratórios, sinais ou suspeitas de infecção pelo novo coronavírus deve ligar para o telefone (11) 4798-5160. O canal é uma linha direta, com atendimento 24 horas, ligada à equipe da Cure – Central de Urgências, Remoções e Emergências, que dispõe de profissionais para prestar orientações e condutas médicas e não para informações gerais ou administrativas.

Os principais sintomas do coronavírus são tosse, febre e dificuldade para respirar. Para prevenir o Covid-19 e outras doenças de transmissão respiratória, alguns cuidados são importantes e devem ser adotados na rotina: lavar frequentemente as mãos com água e sabão e passar álcool gel; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar; evitar tocar mucosas de nariz, olhos e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal (copo, garrafa, talher, batom); manter ambientes sempre ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença; e evitar aglomerações.