São Bernardo anuncia projeto para novo Hospital da Mulher

Publicado em: 20/12/2018

Equipamento de Saúde será o segundo em andamento nesta gestão

 

Prefeito Orlando Morando assina autorização do projeto de construção – Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, autorizou dia 14 de dezembro a assinatura do projeto que garante a construção de um novo hospital para a cidade: o “Hospital da Mulher” – segundo equipamento de Saúde em andamento pela atual gestão. A nova unidade será localizada no antigo prédio do Instituto Municipal de Assistência à Saúde do Funcionalismo (IMASF), no bairro Nova Petrópolis, e irá incorporar o atendimento do Hospital Municipal Universitário (HMU), ampliando a capacidade de leitos e atendimentos.

Durante o ato oficial, o chefe do Executivo apresentou a planta do terreno, que tem área de 14.920 m², com pronto atendimento de ginecologia e obstetrícia, centro cirúrgico, ambulatórios, UTI obstétrica, ginecológica e neonatal, Casa da Gestante, Núcleo Interno de Regulação, entre outros. Além disso, irá ampliar a quantidade de leitos de 128 para 150.

“Assim que me tornei prefeito, fiz questão de vistoriar o prédio do IMASF, que estava completamente inutilizado. Buscamos alternativas para dar vida a esta estrutura e após perícia chegamos a uma contrapartida de R$ 28 milhões. A Prefeitura comprou o prédio e já investiu R$ 16 milhões. O restante do valor também está sendo quitado”, explicou Morando.

O anúncio foi feito foi feito no próprio local e foi acompanhado pelo secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, pelo presidente do IMASF, Luiz Carlos Gonçalves, pelo presidente da Fundação ABC e Procurador-Geral do município, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, pela diretora do Complexo Hospitalar, Dra. Agnes Ferrari, e pela diretora do Hospital Municipal Universitário (HMU), Dra. Mônica Carneiro, além de demais secretários municipais e vereadores.

O prefeito também salientou que a compra do imóvel demonstra o respeito da Administração com o dinheiro que é investido pelo servidor público no IMASF. “Ver o prédio desta forma demonstra o despreparo e o desrespeito da antiga administração com o servidor. Eles tiraram o valor que era pago pelos usuários e construíram, sem qualquer planejamento. Se a Prefeitura não tivesse comprado o imóvel, esse local ficaria abandonado por vários anos”, disse Morando.

CRONOGRAMA

A viabilização do projeto e a construção da unidade serão viabilizadas pelo Banco Interamericano de Investimentos (BID). O prazo para a entrega do projeto é de sete meses. Depois, será aberto o processo licitatório. A conclusão da obra está prevista para 2020.

“Montamos projeto que permite realizar atendimento de qualidade em uma estrutura mais apropriada. Hoje, por exemplo, o HMU não realiza exames de tomografia, mamografia e ecocardiograma. Como a sua estrutura física é limitada, esses procedimentos são realizados em unidades externas. Já no novo hospital, teremos todos esses equipamentos, garantindo serviço de excelência”, garantiu o secretário de Saúde e também ginecologista, Dr. Geraldo Reple.

HMU

Atualmente, o Hospital Municipal Universitário (HMU) realiza, em média, 7.800 consultas por mês, 740 internações, 580 procedimentos cirúrgicos e 430 partos. O hospital conta com 1.000 funcionários, sendo 890 diretos e 110 indiretos.

Além do Hospital da Mulher, a Prefeitura também irá entregar, em 2020, o Hospital de Urgência (HU). Com 70% das obras concluídas, o equipamento irá substituir o Hospital Pronto Socorro Central (HPSC) e oferecer o dobro da capacidade de leitos.