Prefeitura de São Bernardo e FUABC implantam serviço inédito de telemedicina na Atenção Básica

Publicado em: 28/11/2022

Projeto-piloto de atendimento remoto em especialidades está sendo disponibilizado na UBS Parque São Bernardo

 

Iniciativa vai dar celeridade às consultas eletivas em especialidades, com auxílio da tecnologia. Foto: PMSBC/Gabriel Inamine.

A Prefeitura de São Bernardo acaba de implantar o serviço de telemedicina na rede de Atenção Básica. Inédito na região, o atendimento remoto está sendo disponibilizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque São Bernardo, por meio de um projeto-piloto em parceria com a Fundação do ABC. A iniciativa vai dar celeridade às consultas eletivas em especialidades com auxílio da tecnologia.

“As consultas de especialidades são ofertadas nas Policlínicas Centro e Alvarenga e, mesmo com a agenda totalmente preenchida, estamos com dificuldade de atender toda a demanda. Trazer este atendimento para a Atenção Básica vai multiplicar a oferta e contribuir para acelerar o atendimento de quem está esperando”, declarou o chefe do Executivo, Orlando Morando.

São Bernardo é a primeira cidade a ofertar este tipo de serviço em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na região do ABC, o que agregará tecnologia e rapidez no atendimento de especialidades e na detecção precoce de doenças. O projeto terá duração de 90 dias. Neste novo formato, cerca de 600 pacientes serão atendidos nas especialidades de dermatologia, endocrinologia, cardiologia, gastroenterologia e reumatologia.

Embora médico e paciente não estejam fisicamente no mesmo local, a consulta acontecerá como se estivessem, conforme explica o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho. “Ao chegar no consultório da UBS, o paciente terá os seus sinais vitais checados e seus dados ficam disponibilizados no sistema, no prontuário que será acessado pelo médico responsável pela consulta”.

APROVAÇÃO

Leandra da Conceição foi atendida na especialidade de dermatologia e aprovou a iniciativa. “No início fiquei um pouco tímida, mas depois me acostumei. A enfermeira da sala me auxiliou bastante na consulta, o que me deixou mais segura também”, contou a paciente.