Prefeitura de São Bernardo promove ações da campanha Novembro Azul

Publicado em: 01/11/2018

As 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão promover grupos de apoio e orientações para a campanha nacional de combate ao câncer de próstata

 

Dr. Geraldo Reple, secretário de Saúde, e Dr. Rodolfo Strufaldi, diretor do Departamento de Atenção Básica – Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo, em ação alinhada à campanha Novembro Azul, mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata, irá promover ações de orientação e cuidado com a saúde do homem. As 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade vão ter grupos de apoio, palestras e orientações sobre a doença.

Todas as unidades serão decoradas com enfeites e laços da cor azul a fim de lembrar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce. Também serão discutidos temas como doenças sexualmente transmissíveis, além de orientações sobre hipertensão, diabetes, os males provocados pelo excesso de consumo de álcool e tabaco e os benefícios da prática de exercícios físicos rotineiros.

Além das UBSs, as Policlínicas (Centro e Alvarenga) estarão abertas para a campanha. Uma mesa informativa será montada nos equipamentos de Saúde com enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionistas.

“O câncer de próstata é uma das doenças com maior índice de mortalidade entre os homens. Por ser muito silenciosa, pode ser confundida com outras enfermidades. Por isso, é necessário aproximar o público masculino das unidades de saúde. A partir dos 40 anos, é recomendável consultar o urologista anualmente. Se a doença for diagnosticada logo no início, as chances de tratamento e de cura são muito maiores”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

A Prefeitura de São Bernardo está investindo em melhorias para o tratamento de câncer. Todos os pacientes diagnosticados são atendidos no Hospital de Clínicas. Se houver necessidade, são submetidos a procedimentos cirúrgicos realizados na própria unidade. Este ano, entre os meses de janeiro a setembro, foram realizadas 284 biópsias de próstata e 33 retiradas de tumor. O departamento de triagem de urologia também notificou 61 novos casos da doença.

“DIA D” DA CAMPANHA

Além das ações de conscientização, o município também confirmou uma ampla ação de mobilização de atendimento. As 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão funcionar dia 24 de novembro (sábado), das 8h às 17h, para atender exclusivamente aos homens. Serão realizadas consultas clínicas, testes rápidos de IDSTs/AIDS, orientações sobre álcool e tabagismo, aferição de peso e pressão arterial. Para participar, basta ir até uma unidade de Saúde e apresentar documento com foto e carteirinha da UBS.