Prefeitura de São Caetano promove salto de qualidade na Saúde

Publicado em: 17/04/2015

A Prefeitura de São Caetano tem apresentado amplas melhorias na área da Saúde. Os avanços foram conferidos pelo prefeito Paulo Pinheiro, pelo secretário da pasta Jesus Gutierrez e por assessores, em 24 de março, em vistoria promovida em algumas unidades do setor e diálogo com a população. Três aparelhos de raio-X e dois tomógrafos estão em funcionamento nos hospitais São Caetano, Municipal de Emergências Albert Sabin e Maria Braido.

Por mês, o Hospital São Caetano, que atende diversas especialidades, faz aproximadamente 1.800 raios-X e 5 mil atendimentos ambulatoriais e consultas. Exames de radiologia, ultrassom e laboratoriais saem na hora. Já no Hospital Albert Sabin, a média mensal é de 5.300 raios-X e 490 tomografias, com mais de 750 pacientes acolhidos diariamente. No Hospital Maria Braido, mensalmente são 550 raios-X e 500 tomografias, além de dois aparelhos de ultrassom, com média de 3 mil exames.

“Especificamente no Hospital São Caetano, na Central de Agendamento de Procedimentos, resolvemos a demanda reprimida em tomografia. No máximo em um mês, todos os exames serão realizados. De forma geral, o atendimento ganhará muito mais eficiência e agilidade”, afirmou Paulo Pinheiro.

Com relação aos remédios, o sistema de atendimento farmacêutico será modernizado e ampliado. Recém-chegados do Ministério da Saúde, 18 novos computadores otimizarão o processo logístico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Nosso trabalho é para melhorar a Saúde num grande salto que trará mais qualidade nos serviços prestados para o morador”, concluiu o prefeito.

Na Central de Medicamentos do Hospital São Caetano, que abastece as UBSs e as farmácias hospitalares, são mais de 70 itens. No dia 20 de março foram entregues pela Fundação para o Remédio Popular (Furp) 1.740 caixas (174 mil frascos) de dipirona, que estava em falta no Estado de São Paulo. Com o estoque completo, a distribuição já está sendo feita na rede de saúde.

ORIENTAÇÃO CONTRA O GLAUCOMA

A Secretaria de Saúde de São Caetano promoveu em 19 de março, na Unidade de Saúde Oftalmológica Dr. Jaime Tavares, um dia totalmente dedicado à orientação de moradores contra o glaucoma. A atividade contou com café da manhã e distribuição de materiais informativos.

O prefeito Paulo Pinheiro, que esteve presente na ação, acompanhou os procedimentos médicos e enfatizou que, na cidade, são cerca de mil pacientes diagnosticados com a doença. “Todos estão em tratamento com o colírio específico distribuído gratuitamente na rede pública. Esses munícipes recebem atenção especial da Prefeitura, passando por consultas e exames a cada quatro meses na Unidade de Saúde Oftalmológica”, observou.

“Pelo menos uma vez por ano, consulte periodicamente o oftalmologista. Ele é o principal aliado na preservação da visão, a fim de evitar o pior: a cegueira. Esta é a única forma de diagnosticar o glaucoma. Em nossa unidade, temos especialistas para combater a doença”, ressaltou a coordenadora geral da Oftalmologia de São Caetano, Sandra Maria Canelas Beer.

Realizado com o apoio da empresa Allergan, o Programa de Conscientização sobre o Glaucoma pretende atingir pacientes em pelos menos outras três datas ao longo deste ano, com destaque para o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, comemorado em 26 de maio.