Prefeitura entrega primeira policlínica e UBS ampliada no Alvarenga

Publicado em: 05/02/2016

São Bernardo do Campo conta com mais um importante equipamento de saúde. Inaugurada pelo prefeito Luiz Marinho em 4 de fevereiro, a Policlínica Alvarenga é a primeira da cidade a abrigar especialidades médicas e funciona no mesmo prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Alvarenga, que foi ampliada e reformada. Financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as obras custaram cerca de R$ 3,2 milhões.

Moradores da região atendida pela UBS comemoraram a entrega dos equipamentos. “O prédio precisava mesmo dessa reforma. Esperamos que seja mantida também a qualidade no atendimento”, disse a dona de casa Marineusa Miranda, 47 anos, moradora do Jardim Thelma.

Também participaram da cerimônia de entrega os secretários Odete Gialdi (Saúde), Tarcisio Secoli (Coordenação Governamental e responsável por Serviços Urbanos) e Nilza Oliveira (Orçamento Participativo). O ex-ministro da Saúde e ex-secretário em São Bernardo Arthur Chioro prestigiou o evento, que reuniu cerca de 300 pessoas.  As duas unidades começaram a atender à população no dia seguinte, a partir das 8h.

Durante a cerimônia, o chefe do Executivo falou dos investimentos realizados em várias frentes, não apenas na área da Saúde. “Ao fazer a reestruturação das UBSs, construir o Hospital Municipal de Clínicas, escolas e corredores de ônibus, estamos pensando no futuro e bem-estar de nossas crianças, adultos e idosos”.

POLICLÍNICA

O local oferece especialidades de neurologia, ortopedia, dermatologia, pneumologia, cardiologia, oftalmologia, endocrinologia, homeopatia, acupuntura, nutrição e nefrologia. A unidade será referência para 240 mil moradores que são atendidos nas UBSs Alvarenga, Ipê, Oliveiras, União, Orquídeas, Alves Dias, Vila Marchi, Jardim Nazareth e Vila Rosa.

O espaço conta com 11 consultórios, além de sala de imobilização ortopédica e sala zen, com boxes para acupuntura. O atendimento será organizado de modo a priorizar as linhas de cuidado, como diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas, paralelamente ao serviço da Atenção Básica e com equipes multiprofissionais.

Outras duas clínicas serão entregues ainda neste ano: a do Centro (Avenida Armando Ítalo Setti, 402), que está sendo reformada e ampliada, e a Policlínica de Reabilitação (reforma), na Rua Warner, 300, no Jardim Hollywood. Esta última realiza em média 4.400 atendimentos mensais.

REFORMA

O antigo prédio da UBS Alvarenga estava em condição precária, com piso avariado e problemas no sistema elétrico e hidráulico. Após a reforma, a UBS passou a ter 11 consultórios médicos, duas salas de saúde mental, sala de vacina, duas salas multiprofissionais, escovódromo, banheiros adaptados, fraldário, sala da comunidade, brinquedoteca e sala de odontologia, entre outros espaços.

A unidade tem 52 mil usuários cadastrados e é referência para os moradores dos bairros Alvarenga, Jardim Cláudia, Cantareira, Jardim Telma, Nosso Lar, Monte Sião, Vila Vitória, Sítio Bom Jesus, Esmeralda, parte do Jardim do Lago, Santa Mônica, Campestre e Parque Havaí. Na UBS são atendidos, em média, 350 pacientes por dia.

Agora, a unidade passa a contar também com cinco equipes de Saúde da Família ampliada – com cinco médicos generalistas, dois clínicos, dois pediatras e dois ginecologistas. A equipe de saúde bucal dobrou, de duas para quatro. Agora são quatro dentistas, quatro técnicos de saúde bucal e quatro auxiliares de saúde bucal.

A rede municipal de Atenção Básica passa por reformas desde 2009. Com reforma da UBS, sobe para 32 o número de unidades entregues pela atual Administração. Além da implantação da UBS Jardim das Oliveiras, em 2009, foram reformadas e ampliadas as unidades Silvina, Santa Cruz, São Pedro, Ferrazópolis, Fincos, Taboão, Pauliceia, Orquídeas, Planalto, Nazareth, Alves Dias, Parque São Bernardo, Selecta, Represa, Vila Euclides, Farina, Jordanópolis, Vila Marchi, Demarchi, União, Riacho Grande, Baeta Neves, Caminho do Mar, Vila Dayse, Ipê, Leblon e Vila Dayse.

Também foram construídas novas sedes para as UBSs Batistini e Rudge Ramos e inauguradas duas novas unidades, a do Montanhão e do Areião. As obras de reforma e ampliação da UBS Vila Rosa deverão ser iniciadas no primeiro semestre de 2016.