Prefeitura organiza visita da FUABC-FMABC ao HC

Publicado em: 29/11/2013

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, organizou em 26 de novembro visita monitorada ao Hospital de Clínicas Municipal José Alencar, em construção no Bairro Alvarenga. Participaram professores da Faculdade de Medicina do ABC e membros do Conselho Curador da Fundação do ABC – duas entidades parceiras do município na área de Saúde e que integrarão a gestão e os trabalhos assistenciais no futuro HC.

O tour pelas instalações foi comandado pelo secretário de Saúde, Arthur Chioro, e pelo superintendente do HC, Dr. Daniel Beltrammi. Entre as autoridades que prestigiaram a visita estiveram o presidente e o vice da FUABC, respectivamente Mauricio Mindrisz e Marco Antonio Santos Silva, o presidente da Associação dos Docentes da FMABC, Dr. Sergio Baldassin, o superintendente do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André, Dr. Wagner Boratto, a superintendente da Central de Convênios, Adriana Helena de Almeida, o secretário-adjunto de Saúde de Santo André, Dr. Jurandyr Teixeira das Neves, e o Diretor Clínico e Técnico do Hospital Municipal Universitário (HMU) da FUABC, Dr. José Kléber Kobol.

Segundo Arthur Chioro, o Hospital de Clínicas não será mais um hospital na rede de saúde de São Bernardo. Será unidade estratégica, que marcará a reorganização do sistema municipal. “Com a abertura do HC, o Hospital Anchieta progressivamente se transformará em hospital do câncer e já em 2014 iniciaremos a construção de unidade de radioterapia anexa. Outra novidade será o HMU, que focará o atendimento às gestantes e recém-nascidos, atuando como hospital da mulher. Também no próximo ano está previsto o início da construção de um novo hospital de urgência e emergência, que será ao lado do atual Pronto-Socorro Central”, detalhou o secretário de Saúde.

Estrutura de ponta
Com três blocos, o HC terá total de 293 leitos, sendo 197 de internação e 96 leitos complementares (60 de UTI, sendo 20 pediátricos e 40 adultos, 29 de recuperação anestésica e sete de hospital-dia). A unidade será inaugurada por etapas. A primeira delas ocorrerá em dezembro com presença da presidenta Dilma Rousseff. Serão abertos 70 leitos, com destaques para 24 de traumato-ortopedia e 6 de neurocirurgia – especialidade que até então não estava disponível na rede municipal. A previsão é de que a unidade esteja funcionando em sua totalidade até 2015. O custeio total estimado é de 12 milhões mensais – 70% sob responsabilidade do Governo Federal e 30% do município. Serão aproximadamente 1.400 funcionários.

Erguido em área de 18 mil metros quadrados, o Hospital de Clínicas será uma das unidades mais modernas do Brasil e terá capacidade para atender as principais demandas de saúde em especialidades cirúrgicas, diagnóstico por imagem, hemodiálise, medicina nuclear, especialidades clínicas e pediátricas, além de transplantes de órgãos como rins e córnea, e cirurgias ortopédicas de grande porte.

O edifício reúne três blocos e 11 pavimentos, além de ambulatório, Hospital-Dia e Terapia Renal Substitutiva (destinada a procedimentos de hemodiálise). Quando estiver funcionando em sua plenitude, terá capacidade para fazer mensalmente cerca de 10 mil consultas, 1,5 mil internações e 1,5 mil cirurgias.