“Prêmio Amigo do Meio Ambiente” é tema de encontro na Fundação do ABC

Publicado em: 08/05/2015

Vinculado à Diretoria Executiva de Qualidade, o Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fundação do ABC organizou em 7 de maio reunião com hospitais e demais unidades gerenciadas pela FUABC, com intuito de divulgar e incentivar a participação no prêmio “Hospital Amigo do Meio Ambiente”. Trata-se de certificação anual da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, entregue com intuito de estimular hospitais, institutos, fundações e autarquias a desenvolver nos locais de trabalho ações de preservação ambiental, com adoção de soluções práticas e ecologicamente viáveis.

Fundação do ABC e unidades gerenciadas já conquistaram cinco vezes a honraria. A mais recente ocorreu em 2013, fruto de trabalho de preservação ambiental do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, de Mauá. Em edições anteriores, o prêmio foi entregue duas vezes ao Hospital Estadual Mário Covas, ao Hospital da Mulher de Santo André e à própria Fundação do ABC, pelo programa de Oficina de Reciclagem para adolescentes em tratamento no Ambulatório de Hebiatria.

Com a criação da Diretoria Executiva de Qualidade, em 2014, a Fundação do ABC fortaleceu o Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade. Desde o início deste ano, várias ações estão em andamento e um dos objetivos é a participação maciça da FUABC na edição 2015 do prêmio Hospital Amigo do Meio Ambiente.

“Hoje temos muitas unidades que já têm projetos definidos para inscrição no prêmio, mas algumas ainda estão em dúvida sobre como participar. Por isso resolvemos reunir todos para trocar experiências e tirar possíveis dúvidas sobre o tema. Além disso, estamos à disposição para visitar os hospitais, conhecer melhor as ações ambientais em funcionamento e contribuir na elaboração de um projeto para o prêmio do Governo do Estado”, explicam os gestores do Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fundação do ABC, Cristina Passaretti e José Alexandre Filho.

O edital 2015 do prêmio “Hospital Amigo do Meio Ambiente” ainda não foi divulgado, mas tradicionalmente as inscrições ocorrem até o final de agosto. “A ideia da Fundação do ABC é que após a realização do prêmio, tenhamos em meados de outubro um fórum interno com participação de todas as nossas unidades. Será um espaço importante para divulgarmos as ações positivas no âmbito da sustentabilidade e da preservação ambiental, favorecendo a troca de experiências, a integração e a colaboração, em busca da inovação e do aprimoramento contínuo”, planejam Cristina Passaretti e José Alexandre Filho.

A partir do fórum, será possível mensurar resultados e trabalhos importantes desenvolvidos nas unidades, fortalecendo o Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade e abrindo caminho para novos projetos e investimentos.