Presidente da FUABC fala no Rotary de Santo André sobre o ‘Dia Mundial da Saúde’

Publicado em: 07/04/2017

A presidente da Fundação do ABC, Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna, participou em 5 de abril da 40ª reunião ordinária do Rotary Club de Santo André – Norte, convidada para ministrar palestra sobre o “Dia Mundial da Saúde”. Presidido pelo rotariano e vice-presidente do clube, Claudio Barberini Camargo, o encontro teve lugar em conhecido restaurante da cidade.

Dra. Maria Bernadette Vianna e o vice-presidente do Rotary Club de Santo André – Norte, Claudio Barberini Camargo

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 7 de abril de 1950 e, desde então, a data é celebrada em todo o planeta. Dra. Maria Bernadette Vianna abriu sua palestra com o ponto central da campanha deste ano: a depressão. Sob o tema “Depression: let’s talk”, o objetivo da mobilização é reforçar junto à população a importância da prevenção e do tratamento adequado da depressão, considerando que a doença pode levar a graves consequências – como o suicídio, por exemplo.

Segundo a OMS, “conversar abertamente sobre depressão é o primeiro passo para entender melhor o assunto, reduzir o estigma associado a ela e, assim, cada vez mais pessoas poderão procurar ajuda”.

“A depressão é um transtorno mental de longa duração extremamente frequente. Estima-se que 350 milhões de pessoas no mundo sofram deste transtorno. É hoje a principal causa de incapacidade em todo o mundo”, afirmou a presidente da FUABC, ao completar: “Existem muitos tratamentos eficazes para a doença, sendo a terapia convencional constituída por medicamentos antidepressivos associados à psicoterapia. O paciente precisa aprender a lidar com seus problemas, sendo que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são eficazes em até 80% dos casos da doença”.

INDICADORES DA SAÚDE

Além da explanação sobre depressão, a presidente da Fundação do ABC apresentou importantes indicadores da saúde, comparando dados do Brasil e da região metropolitana de São Paulo com achados de outras cidades e países do mundo.

“A mortalidade infantil no Estado de São Paulo caiu 65% nos últimos 25 anos. Em 2015, alcançou o patamar de 10,7 óbitos de menores de um ano por mil nascidos vivos, o que representa redução de 37,1% na comparação com a taxa registrada no ano de 2000, que era de 17 crianças em cada mil”, calculou Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna.

Segundo a especialista, outro importante indicador é a esperança de vida, que representa o tempo médio que as pessoas nascidas em um mesmo ano irão viver, se mantidas inalteradas as condições de saúde observadas naquele período. “É um dos indicadores demográficos mais disseminados mundialmente, compondo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU. Segundo dados da Fundação Seade, a duração média de vida da população residente no Estado de São Paulo aumentou 21,5 anos entre 1950 e 2014. Em 1950, os paulistas apresentavam esperança de vida ao nascer de 54,2 anos. Em 2014, esse indicador alcançou 75,7 anos”.

A crise econômica do país e o aumento do desemprego também constaram na explanação da presidente da FUABC: “O aumento do desemprego tem gerado impacto importante na maior demanda por atendimento no Sistema Único de Saúde. O mercado brasileiro de planos de saúde encerrou fevereiro de 2017 com 47,7 milhões de beneficiários, uma perda de 1,3 milhão de vínculos na comparação com o mesmo mês do ano passado. Dessa forma, muitas pessoas que tinham planos de saúde pelas empresas acabaram migrando para o SUS”, relatou Vianna.

FUNDAÇÃO DO ABC

O final da apresentação para os membros Rotary Club de Santo André – Norte foi marcado por breve apresentação sobre a Fundação do ABC e o papel que a entidade cinquentenária exerce na gestão compartilhada de diversos hospitais e equipamentos de saúde. Hoje a FUABC administra 18 hospitais e 3 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), além da Faculdade de Medicina do ABC e da Central de Convênios, que gerencia dezenas de planos de trabalho específicos. São cerca de 23 mil funcionários diretos e orçamento anual de aproximadamente R$ 2,4 bilhões.

Agostinho de Souza Bitelli, Dra. Maria Bernadette Vianna, Claudio Barberini Camargo, Wilson Bertoncini e Dr. Ricardo Carajeleascow