Presidente da Sociedade Angolana de Doenças Cardiovasculares faz palestra na FMABC

Publicado em: 06/06/2014

A 10ª edição da reunião científica mensal da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina do ABC contou com presença ilustre em 23 de maio último. O médico cardiologista Mário Fernandes, presidente da Sociedade Angolana de Doenças Cardiovasculares, participou do encontro na FMABC, cujo tema central foi justamente “Desafios da Cardiologia em Angola”.

Dr. Mário Fernandes falou sobre o panorama da medicina nos países lusófonos – aqueles que têm o português como idioma oficial –, que são Brasil, Portugal, Angola, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Cabo Verde e Timor Leste. Por meio de gráficos, o especialista angolano apresentou dados como o aumento de 600% nos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no continente africado e abordou de forma abrangente a escassez da saúde nos países da região.

“Nós temos pequeno número de médicos formados por ano e por isso é importante termos essas portas abertas com o Brasil. Hoje são 22 alunos angolanos cursando pós-graduação na FMABC e isso nos beneficia bastante, pois multiplica o conhecimento”, reconheceu Dr. Mário Fernandes.

Além dos professores da disciplina, a reunião científica contou com presenças do coordenador do setor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da FMABC, Dr. Caio Parente Barbosa, e do diretor da instituição, Dr. Adilson Casemiro Pires, que elogiou a iniciativa da palestra, organizada pelo professor titular de Cardiologia, Dr. Antonio Carlos Palandri Chagas. “É muito importante termos essa internacionalização do conhecimento científico aqui na FMABC”, ressaltou Chagas.