Presidente eleita e vice da Fundação do ABC recebem diretores das unidades gestoras

Publicado em: 03/02/2017

Os diretores das 16 unidades gestoras da Fundação do ABC, entre elas a Faculdade de Medicina do ABC, reuniram-se na manhã de 31 de janeiro com a presidente da OSS (Organização Social de Saúde), Maria Aparecida Batistel Damaia (Cida Damaia), que apresentou-os à sucessora, a médica proctologista e gastroenterologista, Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna, e seu vice, o médico e artista plástico, Dr. Wagner Shiguenobu Kuroiwa, a ser empossados a 9 de fevereiro, às 19h, no Anfiteatro David Everson Uip, no campus universitário da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC.

Dra. Maria Bernadette Zambotto Vianna, presidente, e Dr. Wagner Shiguenobu Kuroiwa, vice

Cada diretor fez um breve relato da situação da unidade sob sua responsabilidade. As dificuldades financeiras dominaram as apresentações, mas a presidente eleita fez questão de transmitir mensagem de otimismo e de muita disposição de trabalho a todos os gestores: “Vamos trabalhar com afinco e empenho para emergir e transformar essa Fundação do ABC em um grande guarda-chuva de apoio ao ensino, à pesquisa e à assistência à população”.

MEDICINA ABC

A Dra. Bernadette fez questão de frisar que não estudou na Medicina ABC – “sou filha da Santo Amaro” –, mas destacou seu compromisso e amor pela escola: “Nossa primeira bandeira nesse pequeno um ano de mandato é dar todo apoio à Faculdade de Medicina do ABC. Nos últimos 12 anos, meu trabalho como médica me levou a contato com muita gente, passaram comigo inúmeros residentes que hoje são grandes médicos. Temos que ter um olhar muito especial sobre a Faculdade de Medicina, trazendo êxitos da iniciativa privada para a saúde pública”.

Já o Dr. Wagner Kuroiwa citou experiências de parcerias exitosas que vêm sendo implantadas na Capital paulista para destacar que “o prefeito de São Bernardo (Orlando Morando) já entrou em contato com hospitais particulares, a fim de que eles somem no atendimento à comunidade pela tabela do SUS”, o que ampliará a possibilidade de atendimento à população.

A atual presidente, Cida Damaia, que transmitirá o cargo à Dra. Bernadette em 9 de fevereiro, agradeceu a todos os diretores: “Quero manifestar as minhas despedidas dizendo que foi uma honra trabalhar com vocês nesse período, quando soubemos superar nossas diferenças e enfrentar muitos desafios. Espero ter honrado o nome da Fundação do ABC nesse um ano de trabalho. A Fundação agora só tem a crescer, e vocês todos têm muito a colaborar”.

QUASE 50 ANOS DEDICADOS À SAÚDE

Entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC foi criada em 1967, instituída como fundação sem fins lucrativos pelos municípios de Santo André, São Bernardo e São Caetano. É declarada instituição de Utilidade Pública nos âmbitos federal, estadual e na cidade-sede de Santo André. Com o passar dos anos, a FUABC se tornou parceira estratégica de prefeituras e do Governo do Estado na gestão e assistência em saúde. Hoje administra 18 hospitais, a Faculdade de Medicina do ABC e a Central de Convênios, que cuida de mais de 40 planos de trabalho específicos.

Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social de Saúde, a FUABC conta com 23 mil funcionários diretos atuando no ABC Paulista, Mauá, Franco da Rocha, Caieiras, Guarulhos, Francisco Morato, Osasco, São Paulo, Mogi das Cruzes, Praia Grande, Santos e Guarujá. Presta atendimento à população a partir de convênios e contratos de gestão com o Governo do Estado e prefeituras.

Primeira unidade mantida da Fundação do ABC, a Faculdade de Medicina do ABC foi fundada em 1969 e hoje está entre as melhores instituições de ensino do país, contando com 9 cursos de graduação: Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Gestão em Saúde Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Radiologia.

SERVIÇO

A posse da nova Presidência da Fundação do ABC ocorrerá em 9 de fevereiro, às 19h, no Anfiteatro Dr. David Uip, no campus universitário da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC (Av. Príncipe de Gales, 821, Santo André).