Professor do ABC comanda palestras em Maringá e Petrópolis sobre a saúde de alunos e docentes

Publicado em: 08/03/2019

Dr. Sergio Baldassin participou neste início de ano de eventos acadêmicos no Paraná e no Rio de Janeiro

Coordenador do Fórum Nacional de Serviços de Apoio ao Estudante de Medicina (FORSA) e professor de Psiquiatria do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC, Dr. Sergio Baldassin participou neste início de ano de eventos acadêmicos no Paraná e no Rio de Janeiro. Em 30 de janeiro, o docente esteve na UniCesumar, em Maringá (PR), convidado para palestra dentro do Projeto INSPIRA, cujo objetivo é a capacitação de docentes para a promoção da saúde emocional de alunos na área da Saúde.

Já em fevereiro, dias 6 e 7, Dr. Sergio Baldassin participou do Programa de Desenvolvimento Docente da Faculdade de Medicina de Petrópolis e Faculdade Arthur Sá Earp Neto, em Petrópolis (RJ), com palestra sobre “O papel do professor frente aos principais transtornos apresentados pelos estudantes de graduação”.

Segundo Baldassin, os eventos foram importantes para a disseminação do conhecimento que vem sendo produzido ao longo de 20 anos de pesquisas nessa área, assim como para o fortalecimento da rede nacional de profissionais que integram o FORSA: “Aproveitamos a expertise de duas décadas de trabalho na Faculdade de Medicina do ABC nas palestras e oficinas em Petrópolis e Maringá, focando em como ajudar alunos e professores a melhorarem a saúde e a resiliência”, explica Baldassin.

EXPERIÊNCIA DE 20 ANOS

Referência nacional e responsável pela produção de conhecimento na área da saúde dos estudantes, o Serviço de Orientação Psicológica ao Aluno (SEPA) da Faculdade de Medicina do ABC completou 20 anos em 2018. Já são mais de 9.000 atendimentos realizados aos alunos – mais da metade em procura espontânea (52%) e feedback de 97,4% para “totalmente satisfeitos”. Por meio da disciplina de Psiquiatria, a FMABC iniciou os trabalhos nessa área em 1998, quando instituiu o SEPA. À época, a assistência aos estudantes estava sob responsabilidade de somente um professor da Psiquiatria, o Dr. Sergio Baldassin. Dez anos mais tarde, em 2008, a iniciativa ganhou reforço do GAIA – Grupo de Atenção Integral ao Acadêmico, que incorporou dois psicólogos e mais um psiquiatra à assistência.

Após duas décadas de apoio ao aluno, percebe-se hoje uma onda de casos graves, com aumento significativo da necessidade de farmacoterapia. “Registramos mais de 100 casos novos em 2017 na FMABC, sendo 25% considerados graves, com classificação de ‘ultra high risk’. É um índice bastante preocupante, que reforça a necessidade de intensificarmos a atenção aos discentes”, afirma o professor de Psiquiatria, fundador e coordenador técnico da Psiquiatria do SEPA, Dr. Sergio Baldassin.

O cenário do ABC não é diferente do que ocorre nas demais escolas formadoras de profissionais de saúde no País. Essa realidade deu origem, em 2015, ao primeiro Fórum dos Serviços de Apoio ao Estudante de Medicina – o FORSA –, realizado durante o Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).

A iniciativa, que começou de forma tímida, tomou forma e evoluiu: atualmente são mais de 300 participantes ativos no FORSA, com representação de 100 escolas médicas de 20 estados brasileiros. Trata-se de uma rede nacional de cuidadores e pesquisadores, que hoje debate junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM) a implantação de um Plano Nacional de Promoção de Saúde e de Prevenção ao Suicídio entre Estudantes de Medicina – cujo projeto foi integralmente elaborado no Serviço de Orientação Psicológica ao Aluno da FMABC.