Professor do ABC é convidado para integrar corpo docente de curso internacional

Publicado em: 04/07/2014

Professor titular de Saúde Coletiva da FMABC de 1996 a 2014 e atual colaborador da disciplina, Dr. Marco Akerman é o único brasileiro entre os “professores convidados” que responderão pelo “Curso Internacional de Promoção da Saúde junto às Escolas e Comunidades”. Ministrado via internet e com início programado para 21 de julho próximo, o curso está sob responsabilidade da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais da Argentina, em colaboração com o escritório argentino da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Durante a última década, os países latino-americanos vivenciaram processos de mudanças dos modelos de saúde, cujas características implicam em transformação e reorientação das instituições setoriais, organizações civis e das próprias comunidades. A maioria das propostas para a “produção social da saúde” requer a implementação de série de mecanismos que demandam maiores conhecimentos sobre a saúde e seus determinantes, assim como sobre os modos de abordá-la. Isto implica incorporar novos conhecimentos e ferramentas que reconheçam a saúde como um direito e um recurso necessário para alcançar-se a equidade.

Neste cenário, o Curso Internacional de Promoção da Saúde junto às Escolas e Comunidades buscará contribuir com a capacitação de profissionais em promoção da saúde – com ênfase nos âmbitos comunitários e escolares –, integrar conceitos e desenvolver capacidades para a implementação prática de propostas de promoção da saúde nos lugares de trabalho dos participantes, assim como mobilizar uma comunidade de aprendizagem e de colaboração entre profissionais de países latino-americanos.

O curso utilizará plataforma virtual e será ministrado entre julho e novembro em 4 módulos: “A produção social da saúde”, “O desenvolvimento local e a construção compartilhada de soluções em saúde”, “Eixos transversais da promoção da saúde (direitos, gênero, inclusão, cultural)” e “Abordagem de problemas a partir da promoção da saúde”.

Serão 180 horas/aula e o público-alvo é composto por docentes e educadores em geral, profissionais e técnicos da área da saúde, profissionais de organizações da sociedade civil que atuem nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento social, além de profissionais e técnicos do Estado e de governos locais.

Interessados podem obter mais informações pelo site www.flacso.org.ar ou através do e-mail cips@flacso.org.ar.