Professora da Medicina ABC conclui pós-doutorado em Harvard

Publicado em: 08/07/2016

Ex-aluna da primeira turma do curso de Farmácia e professora de Bioquímica e Biologia Molecular há 10 anos na Faculdade de Medicina do ABC, Dra. Eloah Rabello Suarez retornou de pós-doutorado na Harvard Medical School, nos Estados Unidos, desenvolvido no Dana-Farber Cancer Institute. Através de projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a docente do ABC desenvolveu uma nova geração de imunoterapia contra o câncer, baseada na produção de receptores celulares semelhantes à anticorpos.

Docente de Bioquímica e Biologia Molecular há 10 anos na FMABC, Dra. Eloah Rabello Suarez é ex-aluna da primeira turma de Farmácia

Docente de Bioquímica e Biologia Molecular há 10 anos na FMABC, Dra. Eloah Rabello Suarez é ex-aluna da primeira turma de Farmácia

Conforme definição do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a imunoterapia é o tratamento do câncer a partir da estimulação do sistema imunológico, feita por meio do uso de substâncias que modificam a resposta biológica. São medicações que buscam melhorar o funcionamento do sistema imune – ou seja, as defesas do organismo – no combate às células cancerosas.

De acordo com a Dra. Eloah Rabello Suarez, os receptores produzidos são capazes de direcionar células do sistema imune do paciente (linfócitos) especificamente para o local onde encontram-se as células tumorais. Ao atingirem o tumor, os linfócitos são ativados, liberando diversos mediadores químicos que induzem a morte das células tumorais. “Esses linfócitos também conseguem secretar um segundo anticorpo no microambiente tumoral, capaz de reverter uma possível exaustão do sistema imune. Trata-se de nova geração de terapia, que se destaca por utilizar as células do próprio sistema imunológico do paciente para tratar o câncer, potencializando os efeitos terapêuticos e minimizando os efeitos colaterais”, completa a professora da FMABC.

Batizado “Chimeric antigen receptor T cells secreting anti-PD-L1 antibodies more effectively regress renal cell carcinoma in a humanized mouse model”, o trabalho da docente foi publicado recentemente no periódico internacional Oncotarget (Vol. 7, N° 23 / doi: 10.18632/oncotarget.9114) – que possui fator de impacto 6.368.

DEDICAÇÃO À PESQUISA

A professora Eloah Rabello Suarez iniciou sua carreira em pesquisa ainda na graduação, por meio da iniciação científica da Faculdade de Medicina do ABC. Ao concluir o curso Farmácia, fez mestrado, doutorado e pós-doutorado em projetos conjuntos entre a FMABC e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – sob orientação da Dra. Maria Aparecida da Silva Pinhal, professora titular da disciplina de Bioquímica da FMABC. “As bases sólidas das disciplinas oferecidas pelo curso de Farmácia durante a graduação foram fundamentais para a evolução de minha carreira”, garante Dra. Eloah Suarez.