Professores da FMABC lançam manual de orientações sobre Angiologia e Cirurgia Vascular

Publicado em: 01/04/2022

Professores da disciplina de Cirurgia Vascular do Centro Universitário FMABC, em Santo André, lançaram recentemente o livro “ABC da Angiologia e Cirurgia Vascular”. O manual, que conta com diretrizes básicas da área de atuação, é de autoria do professor Sidnei José Galego e contou com a colaboração dos também docentes João Antonio Corrêa, Andrea Paula Kafejian Haddad e Rafael Vilhena de Carvalho Furst.

Com 151 páginas, a publicação lançada pela Editora Gen tem como objetivo apresentar para alunos e profissionais da Medicina os conceitos e procedimentos para garantir as boas práticas e o melhor atendimento possível aos pacientes na área de Cirurgia Vascular. Além disso, a obra serve como um guia de referência para profissionais de outras áreas da Medicina que tenham interesse pelo tema.

“Trata-se de um guia de estudo acadêmico, com informações básicas e fundamentais para qualquer profissional ou estudante que tenha interesse neste campo de atuação”, explica Galego, que também é coordenador da Residência Médica de Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular do Centro Universitário FMABC.

O material é didático e conta com diversas ilustrações para facilitar a imersão do leitor. Segundo Sidnei Galego, o livro apresenta todos os protocolos de atendimento que são ensinados no curso da FMABC, e por conta disso vem sendo distribuído aos alunos que retornaram às aulas neste ano.

O professor João Antonio Corrêa, colaborador da obra, explica que a publicação é uma boa forma de homenagear o trabalho que vem sendo realizado pela disciplina nas últimas décadas. “Em 2022 a Residência Médica de Cirurgia Vascular da FMABC completa 25 anos, e nada melhor do que um trabalho desses para mostrar o legado deste curso”.

O livro está disponível na biblioteca do Centro Universitário e também pode ser adquirido em contato com o setor de Cirurgia Vascular.