Professores da FMABC são aprovados em seleção nacional do CNPq para bolsa de produtividade

Publicado em: 03/06/2015

Três professores da FMABC foram aprovados neste ano na seleção nacional para bolsa de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, cujas principais atribuições são fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. Com duração de 3 anos, o subsídio mensal é destinado a pesquisadores que se “destaquem entre seus pares, valorizando sua produção científica”, segundo critérios normativos e específicos estabelecidos pelo próprio CNPq.

Os contemplados pela FMABC foram a médica pediatra e professora de Imunologia Clínica, Dra. Anete Sevciovic Grumach, o professor de Urologia Sidney Glina, e o professor do Departamento de Saúde da Coletividade e coordenador do Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica, Dr. Luiz Carlos de Abreu.

Para conquistar a bolsa de produtividade, os doutores apresentaram projeto de pesquisa em andamento e submeteram à análise o currículo lattes – plataforma online na qual o pesquisador cadastra dados sobre a formação acadêmica, instituições onde atua, artigos científicos publicados, participações em congressos, entre outras informações. A fim de manter o subsídio pelo período completo previsto no edital, os bolsistas devem conservar a produção científica e a formação de recursos humanos – no caso da FMABC, os alunos – no mesmo patamar da época da aprovação.

Com os novos bolsistas, a Faculdade de Medicina do ABC passa a ter pelo menos oito professores já aprovados no programa de bolsas de produtividade do CNPq. A Dra. Maria Aparecida da Silva Pinhal foi a primeira contemplada pelo programa, enquanto os doutores Caio Parente Barbosa e Fernando Luiz Affonso Fonseca foram aprovados em 2013. Ano passado foi a vez das docentes e pesquisadoras Dra. Bianca Bianco e Dra. Denise Maria Christofolini.