Profissionais da FMABC são homenageados por trabalhos sobre autismo e TDAH

Publicado em: 06/04/2023

Divulgação/FMABC

Os professores Rubens Wajnsztejn e Alessandra Caturani foram homenageados, em 2 de abril, em sessão solene realizada na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo para celebrar o Dia Mundial da Conscientização pelo Autismo. A homenagem veio por conta dos trabalhos realizados no Núcleo Especializado em Aprendizagem (NEA-FMABC) e pelo serviço de Neurologia Infantil do Centro Universitário FMABC.

Sob o lema da campanha deste ano, “Mais informação, menos preconceito”, ambos receberam medalhas e diplomas de congratulações pelos serviços prestados em favor das pesquisas que têm o autismo como foco, além dos esforços para auxiliar o aprendizado de pessoas neurodiversas.

Os diplomas recebidos na Câmara dão ainda mais reconhecimento ao trabalho feito dentro do Centro Universitário. Recentemente, os docentes foram convidados pela empresa Cellera Farma para fazer parte do processo de elaboração de uma revista em quadrinhos da Turma da Mônica, feita em parceria com o Grupo Maurício de Sousa, tratando o tema do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) sob um olhar empático e conscientizador. O gibi terá distribuição gratuita.

O Núcleo Especializado em Aprendizagem foi fundado por voluntários em 2003 e hoje é premiado internacionalmente pelo trabalho de avaliação interdisciplinar multiprofissional focada nas dificuldades de aprendizagem e fundamentada em protocolos clínicos supervisionados e atualizados periodicamente.

“Quando realizado a partir de avaliação ampla, o diagnóstico possibilita elencar as possíveis dificuldades e habilidades do paciente, oferecer diretrizes à intervenção e, dessa forma, promover prognóstico mais positivo”, explica Alessandra Caturani, coordenadora do NEA-FMABC.