Profissionais da saúde se capacitam para combater violência doméstica em Itatiba

Publicado em: 23/02/2024

Curso visa aprimorar o atendimento humanizado a vítimas, com foco em diagnóstico, tratamento e suporte emocional

 

O treinamento contou tanto com aulas teóricas quanto práticas

Buscando aprimorar o atendimento humanizado às vítimas de violência, cirurgiões-dentistas da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Itatiba, gerenciada pela Fundação do ABC, participam do curso “Capacitação para Cirurgiões-Dentistas da Atenção Primária à Saúde para o Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica”, oferecido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Ministrado semanalmente na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/Unicamp), o curso reúne profissionais de diversas áreas da saúde em torno da compreensão dos diferentes tipos de violência doméstica.

De acordo com Caio Arato, gerente administrativo da Fundação do ABC em Itatiba, a capacitação visa ensinar não apenas o diagnóstico e tratamento de lesões físicas, mas também o acolhimento e suporte emocional às vítimas. A ênfase é dada à humanização do atendimento, reconhecendo o profissional de saúde como agente de transformação na vida daqueles que sofrem violência doméstica.

Além das aulas teóricas, os participantes também realizam atividades práticas, como o treinamento de notificação de casos de violência aos órgãos competentes, essencial para garantir a proteção das vítimas.

A iniciativa demonstra o compromisso dos profissionais de saúde da Fundação do ABC no combate à violência doméstica e na promoção da saúde integral. Capacitações como essa fortalecem a rede de proteção e contribuem para um atendimento mais qualificado e humanizado às vítimas.