Profissionais de enfermagem recebem certificação

Publicado em: 14/02/2014

Colaboradores de enfermagem do Hospital Bertioga e da Secretaria de Saúde receberam em 17 de janeiro certificados dos cursos de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Desfibrilador Externo Automático (DEA), promovidos pelo próprio Hospital Bertioga no segundo semestre de 2013.

Os treinamentos foram realizados por meio da Educação Permanente do hospital em parceria com o Núcleo de Ensino em Saúde e Emergência – NUESE. A adesão contou com mais de 120 profissionais de enfermagem do hospital e 30 da Secretaria de Saúde de Bertioga.

A entrega dos certificados contou com presenças do secretário de Saúde de Bertioga, Manoel Prieto Alvarez, do superintendente do Hospital Bertioga, Rogério Anhon Bigas, do diretor administrativo, Alessandro Maia Simões, e dos diretores do NUESE, Marcelo Cesar e Reinaldo Medeiros Júnior. “Nossa missão é garantir que o município possa oferecer serviço seguro e de qualidade” destacou o superintendente do hospital.

Os resultados positivos da parceria entre o município e a Fundação do ABC foram ressaltados pelo secretário: “As mudanças em nosso hospital são visíveis, na estrutura física, na qualidade dos equipamentos e no local adequado para o funcionário trabalhar. É fácil comparar o antes e o depois”.

Capacitações de colaboradores
Profissionais da área de enfermagem do Hospital Bertioga e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão recebendo constantes capacitações. Os cursos são realizados em parceria com o Instituto NUESE e contam com aulas práticas e simulações. O objetivo é a atualização em relação à mudanças de protocolos de atendimento a emergências, como no uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA), manobras de ressuscitação, medicações e técnica de desobstrução por vias aéreas.