Profissionais do Complexo Irmã Dulce recebem vacina contra a gripe

Publicado em: 19/05/2017

Aproximadamente 1.000 trabalhadores que atuam em quatro unidades mantidas pela Fundação do ABC em Praia Grande foram vacinados contra a gripe nos dias 19 e 20 de abril. A vacinação ocorreu no anfiteatro do Hospital Municipal Irmã Dulce. Conforme o Ministério da Saúde, equipes do setor hospitalar são grupos prioritários na proteção contra a influenza, assim como crianças, idosos e gestantes.

Além dos funcionários da Saúde, vacina é aplicada para colaboradores do setor administrativo, limpeza e operacional

De acordo com a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Irmã Dulce, Carolina Martins Felício, além do Pronto-Socorro Central e do Hospital Municipal, a vacinação percorrerá as demais unidades do complexo. “A equipe seguirá ainda para a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Charles Antunes Bechara, a UPA Samambaia, e para a Nefro-PG, no Boqueirão”, disse.

Operários em empresas terceirizadas também podem ser vacinados. Conforme a enfermeira Núbia Melo, do SCIH, por conviver no mesmo ambiente hospitalar, quem atua na limpeza ou na manutenção é mais suscetível à doença. “Não só profissionais de saúde, mas todos os que trabalham em setores como o administrativo e operacional podem ser imunizados”, destacou.

As doses são fornecidas pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e a distribuição fica sob responsabilidade da Divisão de Vigilância Epidemiológica. A vacina é disponibilizada nos plantões diurnos e noturnos.