Publicado em: 04/10/2024
Com o objetivo de atualizar seus enfermeiros e a área de Urologia, o Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba, unidade gerenciada pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, recebeu um treinamento sobre dispositivos para incontinência urinária em 26 de setembro.
A lesão medular, uma das especialidades atendidas na unidade, comumente tem como sequela a bexiga neurogênica, que é a falta de controle do órgão devido a um problema nervoso, como acidente vascular cerebral (AVC), lesão da medula espinhal ou tumor. Perda de urina incontrolável (incontinência urinária) é o sintoma principal.
O treinamento reforçou a importância da enfermagem para orientação dos pacientes e familiares em relação aos cuidados específicos com a nova condição e a avaliação para uso de dispositivos para eliminação da urina, bem como a realização de treinos para tal procedimento. Ao longo da capacitação, foram demonstrados os dispositivos mais frequentemente usados, seus benefícios e vantagens para os pacientes e correto manuseio dos equipamentos.
Segundo a enfermeira Desiree Rossi, por ser uma condição extremamente comum dos pacientes atendidos na unidade, é muito importante manter as equipes atualizadas sobre o assunto. “A enfermagem tem um papel fundamental na conscientização do paciente e seu familiar para um adequado esvaziamento da bexiga neurogênica. O sucesso dos treinos e a minimização dos riscos depende diretamente da adesão deles”, destaca.