Programa de ‘Roda de Conversa’ é retomado no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário

Publicado em: 19/02/2016

Parceria entre Fundação do ABC e Governo do Estado, o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP) retomou em janeiro o programa Roda de Conversa – iniciativa sugerida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como ferramenta de humanização do ambiente assistencial. O objetivo é que, ao longo deste ano, todos os funcionários da unidade participem do trabalho, que visa melhorar a comunicação e a troca de informações entre colaboradores e o corpo diretivo, assim como fortalecer a gestão participativa.

Os encontros ocorrem todas as semanas, tanto no período da manhã quanto da tarde. A ideia é fortalecer o modelo da gestão centrada no trabalho em equipe e da construção coletiva, a fim de compartilhar ideias e melhorias das atividades internas. Além disso, o trabalho permite aprimorar a comunicação institucional entre os profissionais, assim como dos profissionais com os pacientes e familiares, e entre as equipes assistenciais e os funcionários da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

As rodas de conversa tiveram início no CHSP em outubro de 2015. Ao todo foram 15 encontros ano passado com participação de dois grupos – lideranças e coordenadores de áreas – com 25 colaboradores cada. “Ao logo das rodas de conversa temos percebido que a troca favorece a integração entre as equipes e a discussão conjunta de diretrizes hospitalares. Com isso, buscamos atingir nosso objetivo de gestão participativa, com todos os funcionários colaborando com a gestão”, explica o superintendente do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário.

ABRANGÊNCIA TOTAL

Todos os gestores ligados à Superintendência, à Diretoria Administrativa e à Diretoria Técnica, colaboradores vinculados a esses gestores, bem como os funcionários da Secretaria da Administração Penitenciária lotados no CHSP – num total de aproximadamente 120 pessoas – deverão participar neste 2016 dos encontros, que abordam temas relacionados à cultura e ao clima organizacional da unidade, entre outros assuntos de interesse dos participantes.

“Esperamos ampliar a formação de vínculos solidários entre as pessoas, tanto dentro de cada setor como entre os diversos setores, favorecendo a qualidade de vida no trabalho, a interação setorial e a consecução das metas institucionais”, revela a coordenadora de Desenvolvimento do CHSP, Lais Helena Prearo Jacopucci, que completa: “Ao término dos encontros, os colaboradores são estimulados a utilizar a metodologia da roda de conversa nas reuniões intra e intersetoriais. Além disso, todos os setores têm acompanhamento mensal da Coordenação de Desenvolvimento, com intuito de dirimir dúvidas e garantir resultados positivos através da utilização da metodologia”.

Funcionários organizam coral no CHSP

 

Os funcionários do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário organizaram em dezembro o projeto “Música no CHSP – Porque é Natal!”. Ao todo foram quatro apresentações no refeitório da unidade, cada uma com duração aproximada de 30 minutos.

“O coral foi uma iniciativa dos próprios colaboradores e uma grata surpresa no encerramento do ano. Funcionários de diversos setores e até mesmo terceiros aderiram e passaram a frequentar os ensaios. Foram quase 50 integrantes nas apresentações. Sem dúvida foi um movimento bastante importante no CHSP e que muito contribuiu para a integração”, afirma o superintendente do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário.