Programa ‘PAI’ de São Mateus é premiado pelo segundo ano consecutivo

Publicado em: 25/01/2018

Certificação do Ministério da Saúde reconhece êxito em trabalho que resgata qualidade de vida de idosos

O Programa de Acompanhante de Idosos (PAI) de São Mateus, da Prefeitura de São Paulo e gerenciado pela Fundação do ABC, recebeu em novembro de 2017 sua segunda premiação consecutiva do Ministério da Saúde em reconhecimento a mais um trabalho ligado à recuperação da autoestima e qualidade de vida de idosos. Desta vez, o projeto vencedor foi “Do tédio e tristeza à recuperação da alegria de viver”.

O resultado foi divulgado aos 14 vencedores, de todo país, na 5ª Edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa – 2017.

Após o acompanhamento dos idosos, foram constatadas melhorias do entusiasmo, resgate de vínculos com familiares, maior participação em atividades de lazer e atividades físicas, restauração da autonomia e quebra do isolamento social. Tais ações possibilitaram a reabilitação da mobilidade em 12 dos 28 pacientes acamados ou semiacamados do grupo.

Em 2016, apenas seis meses após início do programa, o PAI São Mateus recebeu a primeira premiação com o trabalho “Programa PAI, reabilitando seus idosos em São Mateus”. O destaque foi a promoção da capacidade funcional e autonomia dos idosos por meio de incentivos às atividades físicas.

Com foco na promoção do cuidado e bem-estar de pessoas idosas identificadas em situação de fragilidade e vulnerabilidade social, o PAI São Mateus atende 120 idosos de São Mateus, distrito da Zona Leste de São Paulo onde moram 16 mil idosos. São desenvolvidas práticas de autocuidado e que estimulam a independência.

Atualmente a Fundação do ABC, por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo, gerencia as unidades da Rede Assistencial da Supervisão Técnica de Saúde (STS) São Mateus, composta por 35 serviços em 19 endereços.