Projeto de Extensão da FMABC orienta pacientes sobre parasitoses brasileiras

Publicado em: 06/08/2021

As dez cartilhas explicativas estão disponíveis nas recepções dos ambulatórios da FMABC

Os cursos de Medicina, Farmácia e Nutrição do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), junto à disciplina de Parasitologia, desenvolveram material específico para orientação de pacientes e usuários do campus universitário sobre as principais parasitoses brasileiras, como vermes, leishmaniose, esquistossomose e doença de Chagas. O objetivo é promover a interação entre a instituição de ensino e a população com utilização de conteúdo de linguagem fácil e acessível sobre questões complexas e atuais relativas às parasitoses, muitas vezes presentes no contexto social de muitos brasileiros. O material é composto por dez cartilhas informativas que estão disponíveis nas recepções de todos os ambulatórios da FMABC desde julho.

“O resultado do projeto foi excelente e ressalta ainda mais o compromisso social do Centro Universitário FMABC, preocupado em sempre estimular a interação com a população a partir de iniciativas ligadas à promoção e orientação à saúde. Também fomentamos a construção de alunos capazes de atuar como cidadãos críticos, responsáveis e que vivenciem os seus conhecimentos. A abordagem interprofissional entre os cursos de Farmácia, Medicina e Nutrição agregou muito ao projeto, tendo em vista que são diferentes futuros profissionais da saúde trabalhando em conjunto e sob diferentes abordagens”, explica a professora titular da Disciplina de Parasitologia da FMABC, Dra. Flávia de Sousa Gehrke.

Os materiais elaborados foram segmentados em dez temas, cada um com uma cartilha específica. São eles: 1. Vermes, 2. Teníase e cisticercose, 3. Esquistossomose, 4. Giardíase, 5. Amebíase, 6. Toxoplasmose e Gestante, 7. Leishmaniose, 8. Chagas, 9. Tricomoníase e 10. Coccídeos.

PREVENÇÃO

Lavar bem as mãos, higienizar os alimentos antes de consumir, consumir água tratada e tomar banho diariamente são algumas das medidas que devem ser adotadas como hábitos para prevenir as parasitoses. Tais infecções, associadas a múltiplos fatores socioeconômicos e ambientais, são causadas por parasitas intestinais. Atingem principalmente crianças e adolescentes, vítimas de quadros de desnutrição e déficit de desenvolvimento cognitivo. As parasitoses geralmente são relacionadas à falta ou má qualidade de saneamento básico, de higiene pessoal e domiciliar.