Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) – Prêmio Amigo do Meio Ambiente

Publicado em: 29/08/2016

O Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) e a Fundação do ABC convidam a todos para a nona edição do Seminário Hospitais Saudáveis, que será realizado em São Paulo, nos dias 14 e 15 de setembro próximo. Venha participar, aprender, debater, encontrar colegas e compartilhar conhecimentos sobre os temas mais destacados em gestão ambiental em operações em saúde, saúde e segurança ocupacional e saúde pública ambiental. Inscrições Gratuitas!logo_hospitais_saudaveis

O tema geral do SHS 2016 é “Resíduos de Serviços de Saúde 30 anos: os novos desafios do setor saúde”.

Trinta anos depois de ter sido criado a expressão “Resíduos de Serviços de Saúde”, muito se avançou, mas o velho “lixo hospitalar” segue sendo um enorme problema a cobrar vontade política e capacidade de articulação de todas as instituições envolvidas para atingirmos condições adequadas de segurança e eficiência.

Além dos resíduos, “novos desafios do setor saúde” também se apresentam, como os consumos de energia, água, substâncias químicas e diversos outros insumos necessários à assistência à saúde. Essa admirável demanda por recursos naturais e a poluição dela decorrente resultam em ampla gama de impactos ambientais, dentre os quais o grave risco de mudança no clima do planeta. O setor saúde é também parte deste problema. Sua contribuição pode ser aferida pela mensuração das emissões de gases de efeito estufa correspondente a todo o complexo produtivo que suporta a assistência à saúde.

Várias palestras e debates abordarão as questões acima durante o SHS 2016. Entre os destaques estará a participação da Dra. Laura Brannen Faye, que atua há mais de 25 anos na gestão de resíduos de serviços de saúde (RSS), tendo trabalhado em organizações norte-americanas pioneiras como Hospitals for a Healthy Environment e Practice Greenhealth.

A relação entre mudança do clima e saúde pública será abordada pelo Dr. Luís B. L. Estela, meteorologista do Centro de Estudos e Serviços Ambientais (CESAM) da Universidade Central “Maria Abreu”, em Las Villas, Cuba, que apresentará surpreendentes estudos que demonstram os efeitos dos eventos meteorológicos sobre a morbidade e mortalidade em diferentes regiões do mundo.

É tempo de buscar soluções ambientais eficientes, capazes de reduzir custos, aumentar a resolutividade e promover a saúde e a qualidade de vida de todos. Hoje é necessário refletir sobre as consequências dos modelos adotados para a saúde pública e suas consequências para a sustentabilidade do setor saúde.

Divulgue a programação para seus amigos e colegas de trabalho. Para saber mais sobre o SHS 2016 e as atualizações em nossa programação, visite www.hospitaissaudaveis.org.

 

Prêmio Amigo do Meio Ambiente

Não perca a oportunidade de obter reconhecimento nacional pelas ações socioambientais efetivas e inovadoras promovidas por sua organização de saúde! O Prêmio AMA, que está em sua 9ª edição, será entregue durante a cerimônia de abertura do SHS 2016 aos 15 melhores projetos apresentados.

Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima

Faça parte da Cerimônia de Reconhecimento dos Membros da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, inscrevendo sua organização na campanha mundial “Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima”. Venha fazer seu benchmarking e refletir sobre as ações que sua organização pode praticar, visando a redução a pegada de carbono do setor saúde.

Sessão de Pôsteres

Agora em formato digital (exposição por meio de monitores de vídeo na antessala das conferências). Seus projetos ambientais podem ser apresentados nas categorias “experiência profissional” e “pesquisa acadêmica”, nas 10 áreas temáticas da Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis.

III Fórum Nacional de Vigilância Sanitária de Resíduos de Serviços de Saúde

Participe já deste espaço permanente de discussão sobre os principais problemas no gerenciamento dos RSS, enviando sugestões e comentários para residuos@cvs.saude.sp.gov.br. Na manhã do dia 15 de setembro, o Fórum de RSS abordará o tema “Rastreabilidade dos RSS”, visando apresentar subsídios para políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento do setor saúde nessa temática.

Inscrições Gratuitas

Faça aqui seu cadastro para solicitação de vaga (Atenção, vagas limitadas! Apenas os cadastrados que receberem confirmação de vaga estarão efetivamente inscritos).

O SHS 2016 é uma iniciativa sem finalidade de lucro promovida pelo Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Hospital Sírio Libanês, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar e as organizações não governamentais Saúde Sem Dano (SSD) e Projeto Hospitais Saudáveis (PHS).

SHS 2016 - Divulgação_Apoiadores