‘Projeto Indicadores’ da Fundação do ABC completa um ano de implantação

Publicado em: 01/04/2016

Desenvolvido pela Diretoria Executiva de Qualidade da Fundação do ABC, o Projeto Indicadores completou em março um ano de implantação. Trata-se de iniciativa que busca disponibilizar à FUABC e às unidades assistenciais um sistema de informações gerenciais estruturado, periódico e permanente, com finalidade de apoiar o desenvolvimento das organizações e a divulgação de informações visando processos de melhoria. A partir desse trabalho, a mantenedora tem procurado estimular e capacitar os hospitais para a utilização de indicadores padronizados como ferramenta gerencial, assim como para a criação de referenciais que permitam análises comparativas.

O diretor executivo de Qualidade, Dr. Murilo Dib

O diretor executivo de Qualidade, Dr. Murilo Dib

Hoje a Fundação do ABC gerencia 18 hospitais e 3 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), além da Faculdade de Medicina do ABC e da Central de Convênios, que administra mais 40 planos de trabalho específicos – incluindo Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Santo André, São Bernardo, Santos e Franco da Rocha, por exemplo. “Com o crescimento acelerado da FUABC nos últimos anos, sentimos a necessidade de criar uma política de avaliação de resultados. A partir dessa demanda institucional, começamos a trabalhar em uma plataforma ampla, que pudesse atender tanto a FUABC quanto as unidades assistenciais, otimizando processos e agilizando a troca de informações entre todos os gestores do grupo”, explica o diretor executivo de Qualidade, Dr. Murilo Dib.

Após quase um ano de treinamentos e testes, o Projeto Indicadores foi implantado efetivamente em março de 2015, com disponibilização para todas as unidades da FUABC da plataforma de qualidade Salesforce.

“A plataforma conta com interface extremamente intuitiva e de fácil utilização. Entre os diversos benefícios, permite a troca de informações entre gestores de todas as unidades via chat, transferência de documentos e postagens semelhantes à de redes sociais, em que todos os participantes podem comentar dentro de um fórum aberto de debate. Com isso, aceleramos os processos, eliminamos papel e longas trocas de e-mails, além de termos acesso remoto a todas essas informações, com um celular ou tablet conectado à internet, por exemplo”, detalha Dr. Murilo Dib.

PROJETO INDICADORES

Além de facilitar a dinâmica de trabalho e aproximar gestores das mais diversas unidades, a plataforma de qualidade Salesforce exerce outro importante papel: padroniza e disponibiliza os indicadores. A Diretoria de Qualidade da FUABC preparou formulários diversos e de fácil preenchimento dentro da ferramenta. Ao inserir os dados, cada unidade passa a contar com banco de dados segmentado, que é transformado automaticamente pelo sistema em gráficos e tabelas de desempenho.

Entre os itens analisados estão taxas de infecção e segurança hospitalar, índices de mortalidade institucional, taxa de cesarianas, satisfação dos usuários, capacitação e treinamento de pessoal, taxa de absenteísmo, índices de liquidez corrente e custo diário do leito, assim como sustentabilidade e a produção de resíduos infectantes.

Inicialmente, a plataforma Salesforce divide as unidades de acordo com o tipo: ambulatório ou hospital. Especificamente no caso de hospitais, há subdivisões conforme o porte, que levam em conta o número de leitos, média de internações, quantidade de leitos de UTI, grau de complexidade e classificação (clínicas básicas, hospital geral, referência e especializado).

“Por meio de filtros específicos, as unidades podem comparar o próprio desempenho ao longo dos meses, avaliar períodos positivos e os setores que precisam melhorar. Além disso, também é possível que unidades de porte e atividades semelhantes comparem sua produtividade. Os gestores visualizam todos os resultados nos gráficos e tabelas da plataforma e podem trocar informações, a fim de que experiências exitosas e boas práticas de uma determinada unidade possam ser replicadas nas demais”, exemplifica Dr. Murilo Dib.

TRABALHO RECONHECIDO

Apesar de ainda recente, o Projeto Indicadores da Fundação do ABC já é considerado case de sucesso pela empresa detentora da plataforma de qualidade, a Salesforce. Líder mundial em ferramentas de relacionamento com o cliente, a companhia norte-americana convidou o diretor de Qualidade, Dr. Murilo Dib, para apresentar a experiência da FUABC em evento com grandes hospitais e operadoras de Saúde. A conferência ocorreu em São Paulo, em 21 de janeiro, e marcou o lançamento do produto Salesforce Health Cloud.