Projeto Paciente Seguro seleciona vídeos do Hospital Mário Covas para site do Ministério da Saúde

Publicado em: 25/09/2020

Os temas abordados são a prevenção de quedas, higienização e comunicação efetiva

 

Higienização das mãos é assunto de destaque em um dos vídeos

Os colaboradores e a Diretoria do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, comemoram a escolha de três vídeos elaborados por equipes de enfermagem e médica da unidade para exibição no site do Ministério da Saúde. Os trabalhos estão disponíveis na página do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que definiu ações em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, em 17 de setembro. Os materiais sobre prevenção de quedas, higienização das mãos e comunicação efetiva podem ser vistos no link: https://www.saude.gov.br/acoes-e-programas/programa-nacional-de-seguranca-do-paciente-pnsp.

O Hospital Estadual Mário Covas está entre as instituições escolhidas para participar do Programa Nacional de Segurança do Paciente desde 2017, cujo objetivo é contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do Brasil. A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde, com a finalidade de oferecer uma assistência mais segura.

A apresentação sobre prevenção de quedas mostra as ações do projeto instituídas na clínica cirúrgica da unidade, com foco na redução das ocorrências. Em andamento desde fevereiro de 2017, o resultado é considerado muito bom, pois desde julho de 2019 não são registradas quedas entre pacientes na unidade. Para tanto, foi necessário envolver as equipes, avaliar o cenário e propor mudanças. Iniciativas como o “Queremos te ouvir”, a adoção da pulseira vermelha para indicar maior risco, envolvimento de pacientes e família, entre outras ações, foram responsáveis pelo desempenho positivo.

No segundo vídeo, apesar do tema recorrente, a questão da higienização das mãos foi tratada com profundidade e abrangência. A importância do procedimento e a abordagem sob o tema “Saúde em nossas mãos” traz o passo a passo com o detalhamento das etapas e adesão às mudanças e procedimentos na unidade. Analisar as rotinas, discutir processos, ouvir ideias e opiniões e envolver pacientes e famílias –inclusive em processo educativo – foram importantes para reforçar a orientação. A aplicação de adesivos no chão que levam às pias também integra as ações.

COMUNICAÇÃO EFETIVA

A detecção precoce da degradação clínica do paciente em enfermaria – chamado de Projeto Mews – é o tema do vídeo produzido sobre comunicação efetiva. O piloto do Projeto Paciente Seguro foi implementado entre junho do ano passado e fevereiro deste ano na UTI do hospital, com apoio do PROAD-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS).

O MEWS (Modified Early Warning Scoring) é uma escala de alerta que tem como principal finalidade identificar precocemente sinais de deterioração clínica do paciente, baseado num sistema de atribuição de pontos (escores) aos parâmetros vitais. Quanto mais distante dos parâmetros de normalidade maior a pontuação. Conhecer os resultados do protocolo de identificação de deterioração clínica baseado no MEWS se faz necessário para conhecer a realidade do setor, identificar fragilidades e propor melhorias. O resultado obtido na unidade foi considerado muito bom, passando de 39% a 71% de detecção.

Neste período, as equipes apuraram falhas na identificação precoce de deterioração clínica, no protocolo de detecção e no fluxo de comunicação após a detecção. Ao atingir média de 71%, a demora para detecção de possíveis sinais de deterioração clínica caiu de 5 para 3 horas. Diversas ações foram fundamentais para melhorar os indicadores, tais como ampla divulgação do projeto para a equipe, sugestão de mudanças em fluxos, facilidade do acesso às informações, implementação do “crachá mews” e de ferramentas para coletar dados vitais, frequente aferição de parâmetros vitais dos pacientes e periódica discussão técnica das ações com as equipes envolvidas.

INCENTIVO E QUALIDADE

A publicação dos vídeos no site do Ministério da Saúde e a possibilidade de sua utilização para novos estudos e ações na área da saúde foram avaliadas como muito positivas pela direção do hospital. “Na condição de instituição pública, temos amplo envolvimento e dedicação de nossos colaboradores, que cumprem com os objetivos de promover o desenvolvimento e aprimorar o ensino das práticas de assistência à saúde”, afirmou o diretor-geral do HEMC, Dr. Desiré Carlos Callegari.