Projeto sustentável da FUABC coleta 57 quilos de resíduos eletrônicos

Publicado em: 14/09/2022

Acumulado em um ano, montante foi entregue à empresa especializada para triagem e destinação adequadas

 

Pilhas, baterias, smartphones, teclados e calculadoras estiveram entre os itens coletados e descartados adequadamente

Um ano após o lançamento do projeto “Conectado com a Natureza”, a área de Sustentabilidade da Fundação do ABC, ligada ao Departamento de Projetos e Qualidade, anunciou a coleta de 57 quilos de resíduos eletrônicos, como pilhas, baterias, smartphones, teclados, calculadoras, entre outros itens. O montante acumulado foi descartado durante o período pelos colaboradores da FUABC e Central de Convênios, com foco na criação de consciência e preservação ambiental.

Todo o material coletado foi entregue para a empresa Recycare Sucata Digital, responsável pela coleta, triagem, destinação e/ou reciclagem dos resíduos, em consonância com a Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos, nº 12.305/2010, a Resolução nº 401/08 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e a emissão de Certificados de Destinação Final (CDFs).

Os resíduos eletrônicos contêm componentes tóxicos denominados “vilões silenciosos”, como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo. Tais elementos necessitam de atenção e cuidado desde a sua produção até o descarte por serem nocivos ao meio ambiente e aos seres vivos. É fundamental que o descarte ocorra de forma ecológica e responsável.

“Estamos felizes com engajamento dos colaboradores, os parceiros envolvidos e os resultados gerados. A reciclagem é um processo de transformação da parte reutilizável. É o surgimento de um novo produto com uso de materiais indesejados ou sem utilidade em diversos contextos. Ou seja, o resíduo que não serve para uns, é valioso para outros. Precisamos que o mundo recicle suas atitudes e a maneira de pensar para formarmos um novo conceito do que realmente ‘não serve mais’ e para onde vai o que não serve mais”, disse a gerente de Projetos, Qualidade e Sustentabilidade da FUABC, Gleice Girotto.

Segundo a The Global E-waste Monitor 2020, ligada ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em 2019 o montante das toneladas métricas (Mt) de lixo eletrônico atingiu o recorde de 53,6 milhões. Naquele ano, apenas 17,4% do lixo eletrônico foi coletado e reciclado. O relatório estima, ainda, que até 2030 os produtos descartados com bateria ou plugue chegará ao alarmante número de 74 milhões de Mt. Estes dados reforçam a importância do projeto e da participação da FUABC por meio dos colaboradores em prol da redução dos danos a seres vivos e ao meio ambiente.