Projeto sustentável da FUABC coleta resíduos eletrônicos

Publicado em: 21/09/2021

Projeto “Conectado na natureza” disponibiliza coleta de pilhas, baterias e demais resíduos eletrônicos para destinação e tratamento adequados

 

Elson Queiroz e Pedro Charles, do departamento de Sustentabilidade da FUABC

A área de Sustentabilidade da Fundação do ABC, ligada ao Departamento de Recursos Humanos (RH), acaba de lançar o projeto “Conectado na natureza”. A ideia consiste em intensificar as ações de coleta e descarte adequados de pilhas, baterias e resíduos eletrônicos gerados pelos colaboradores da FUABC e Central de Convênios, com foco na criação de consciência e preservação ambiental.

Os coletores foram instalados em locais de grande circulação nas sedes administrativas da Fundação do ABC e da Central de Convênios. São aceitos itens como pilhas, baterias, celulares, calculadoras, entre outros. No caso de resíduos eletrônicos de grande porte, como computadores e televisores, provenientes de patrimônio da FUABC, a área de Sustentabilidade deverá ser acionada para retirada, acondicionamento e descarte correto dos mesmos.

“Como temos atividade de escritório nas sedes administrativas, existe importante volume de resíduos eletrônicos gerado diariamente pelos colaboradores. Por isso, propusemos o projeto para que este material seja tratado de forma ecológica e sustentável, sem agressão ao meio ambiente. Contamos com a colaboração e consciência de todas as equipes”, disse o coordenador de Sustentabilidade da FUABC, Elson Queiroz.

Resíduos eletrônicos como pilhas e baterias contêm componentes tóxicos considerados nocivos ao meio ambiente e aos seres vivos. Por isso, é fundamental que sejam descartados de forma ecológica e responsável. Todo material coletado é entregue para a empresa Recycare Sucatas Digital, responsável pela coleta, triagem, destinação e/ou reciclagem dos resíduos, em consonância com a Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos, nº 12.305/2010, e a Resolução nº 401/08 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O processo é gratuito e a empresa emite certificados que especificam os destinos dos resíduos. O projeto teve investimento apenas para a aquisição dos coletores. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail sustentabilidade@fuabc.org.br.