Projetos de humanização ganham destaque no Hospital Estadual Mário Covas

Publicado em: 17/07/2019

Parceria com 16 ONGs e mais de 500 voluntários proporciona atividades de acolhimento, alegria e bem-estar a pacientes internados

 

Grupo “Heróis do Bem” e colaboradores do HEMC em cena gravada no heliponto da unidade para programa da TV Record

 

O Hospital Estadual Mário Covas de Santo André recebeu dia 13 de julho a visita do grupo voluntário “Heróis do Bem”, Organização Não Governamental (ONG) que percorre serviços de saúde de todo o Brasil para levar alegria, encantamento e esperança às crianças internadas com câncer. Os pacientes mirins também puderam realizar o sonho de conhecer personagens famosos como o Batman, Homem-Aranha e Mulher Maravilha. A visita, inclusive, será tema de reportagem para o “Domingo Espetacular”, da TV Record.

Esse é apenas um dos 16 grupos atualmente cadastrados na unidade que realizam trabalho de humanização voltado à saúde e acolhimento. Ao todo, são mais de 500 voluntários. A iniciativa integra as ações de humanização da assistência à saúde com o objetivo de proporcionar momentos de descontração, calor humano, e colaborar com o tratamento clínico e psicológico dos pacientes.

O trabalho de acolhimento e humanização tem a participação de grupos como: Canto Cidadão (que produz esquetes teatrais); Alquimia do Amor (Pet Terapia, com cães adestrados); Mãos que Cuidam (conforto e acolhimento), Associação Viva e Deixe Viver (contação de histórias), ONG Sorrir é Viver (formado por alunos de Medicina da Faculdade de Medicina do ABC); Big Riso (atividade de humor com palhaços), e o Naninhas do Riso, que produz e distribui travesseirinhos para as crianças e, agora, para adultos.

Também merecem destaque as dezenas de voluntárias da Associação de Voluntárias no Combate ao Câncer do ABC (AVCC), que diariamente dedicam atenção aos pacientes de todas as clínicas, bem como o trabalho de assistência espiritual desenvolvido para várias denominações religiosas. Todos os grupos e voluntários cadastrados são acompanhados pelo Setor de Humanização do hospital, que promove, acompanha e apoia tais iniciativas.