Projetos sustentáveis do Hospital Nardini conquistam Selo Verde Ecolmeia

Publicado em: 21/08/2020

A analista de meio ambiente, Eliesse Oliveira da Silva, a diretora-geral, Dra. Adlin Veduato e o gerente administrativo do Hospital Nardini, Marcello Perez

As ações sustentáveis promovidas pelo Hospital Nardini de Mauá conquistaram em agosto o Selo Verde Ecolmeia, na categoria Ouro, concedida pelo programa de certificação socioambiental da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Ecolmeia, destinado às organizações que potencializam a valorização humana e a sustentabilidade em suas atividades.

O processo de análise e avaliação dos projetos sustentáveis foi realizado pela aplicação do roteiro de certificação composto por seis temas: social, meio ambiente, cultura, ética, tecnologia e economia. Na categoria Ouro são exigidas as comprovações de atividades e/ou processos produtivos com favorecimento das expectativas socioambientais internas e fiel cumprimento da Lei, além da multiplicação de ações socioambientais capazes de impactar e envolver colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade do entorno e sociedade.

Para obtenção da certificação a entidade levou em conta a realização de diversos projetos consolidados nos últimos anos na área de saúde ambiental. Entre as diversas iniciativas estão: descarte adequado de lâmpadas fluorescentes e medicamentos vencidos; coleta de pilhas e baterias; coleta de materiais recicláveis e de óleo vegetal usado; criação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS); gestão ambiental de resíduos de construção civil oriundos de reformas feitas por empresas terceirizadas; segregação e coleta de materiais plásticos descartáveis no refeitório; redução do uso de copos descartáveis e implantação de bicicletário para funcionários. No aspecto de desenvolvimento de liderança, destaca-se o estímulo da diretoria do hospital para realização de treinamentos periódicos que abordam problemáticas ambientais, bem como o apoio à promoção de dinâmicas de conhecimento sobre segregação de resíduos com participação de líderes e gestores.

“É uma alegria recebermos mais uma certificação pela execução e manutenção de projetos sustentáveis na unidade. É uma comprovação de que, ao longo dos anos, nos mantemos alinhados com todos os propósitos que valorizam e preservam a saúde ambiental, das pessoas e do planeta”, disse a analista de meio ambiente do hospital, Eliesse Oliveira da Silva.

Atualmente, 162 organizações são certificadas pelo Selo Verde Ecolmeia e atuam como multiplicadoras de boas práticas socioambientais. Entre elas estão a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, Exército Brasileiro, Aeronáutica e Ministério da Integração Nacional. A certificação tem validade de dois anos. Mais informações pelo site www.ecolmeia.org.br.